SUSTENTABILIDADE

Parceria assegura destinação correta do óleo doméstico usado

Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibiliza pontos de coleta

Parceria assegura destinação correta do óleo doméstico usado Créditos pela imagem: Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, formalizou em 2019 uma parceria com a empresa Copróleo cujo objetivo é assegurar a destinação ecologicamente correta do óleo de cozinha usado.

A instituição possui selo ambiental. Dando continuidade à ação, mais duas escolas municipais receberam coletores de óleo, além do Horto Florestal.

A iniciativa, que cumpre critérios do Programa Município VerdeAzul, consiste no recolhimento de resíduos de restaurantes, lanchonetes, trailers e residências, além de oferecer pontos de coleta para a população.

Posteriormente, o produto encaminhado para a empresa é utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Pontos de coleta

O material deve ser acondicionado em garrafas PET ou recipiente com tampa e encaminhado a um dos ecopontos com capacidade para até 200 litros disponíveis nas escolas José Rebouças de Carvalho, Duílio Gambini, Orlando Cortez, Norma Lília Pereira e Ulisses Silvestre.

O resíduo também pode ser deixado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente localizada no Horto Florestal (Rua Pernambuco, s/n) de segunda a sexta das 8 às 17 horas.

“Com a disponibilidade de pontos de arrecadação, bem como de palestras para conscientização de toda a população, pretendemos erradicar o descarte irregular desses resíduos na Estância Turística de Avaré”, afirma a pasta.

Contaminação

Estima-se que cada família gera aproximadamente um litro de óleo vegetal e gordura animal usado por mês.

Cada litro de óleo descartado irregularmente contamina 20 mil litros de água potável. Além de poluir rios e solo, o produto danifica os encanamentos das residências.