Avaré contra o coronavírus
DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Palestra sobre inclusão foi tema para educadores físicos

Profissionais podem se capacitar para adaptar atividades de alunos com deficiência


Palestra sobre inclusão foi tema para educadores físicos Créditos pela imagem: Divulgação

Aconteceu no dia 13 de abril, às 19h na Biblioteca Braile, a palestra “O aluno com deficiência e atividade física: novas perspectivas inclusivas para pessoas com deficiência" com o professor Edvaldo Bueno da Silva, organizado pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


A palestra foi voltada para professores de educação física da rede municipal e estadual, com o intuito de capacitá-los para estimular a inclusão da criança e do adolescente com deficiência de forma justa aos demais alunos.


"A inclusão da pessoa com deficiência deve ser estimulada e nosso objetivo é oferecer capacitações até que se chegue um dia que isso não seja mais necessário, que a inclusão seja algo natural e espontâneo, infelizmente o que ainda não acontece na prática e ainda há muita exclusão", cita o professor.


Edvaldo é educador físico desde 1987, além de ser especialista em técnicas de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual, técnico em atletismo e natação nível II pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro e técnico em Orientação e Mobilidade do Instituto Magnus de Cão Guia na cidade de Sorocaba.


O professor ensinou que mesmo sem os equipamentos adaptados é possível fazer a inclusão do aluno com deficiência, sendo necessário apenas a dedicação do profissional de educação física. Apresentou suas experiências na prática de mais de 30 anos, mostrando materiais nos quais ele mesmo adaptou de forma simples e com baixo custo. Falou ainda que o Comitê Paraolímpico Brasileiro oferece diversos cursos gratuitos para os profissionais se capacitarem.


Ao final da palestra, os integrantes participaram de uma vivência empática, na qual se alimentaram de olhos vendados e andaram com bengalas. Oportunidade para profissionais aprenderem de forma prática como adaptar atividades para alunos da educação especial.


Profissionais interessados em se capacitar em inclusão da pessoa com deficiência podem buscar apoio e suporte na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Rua Ceará, n. 1393, telefone: (14) 3732-8844, e-mail: [email protected].

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar