Obras da UPA entram na fase final

Unidade vai substituir os serviços do atual Pronto Socorro

Obras da UPA entram na fase final Créditos pela imagem: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Avaré está com suas obras na fase de conclusão. Após uma paralisação de 2 anos provocada por problemas com a antiga construtora, a Prefeitura de Avaré retomou as obras em julho do ano passado.

A parte estrutural já está finalizada. As equipes trabalham nos últimos retoques e na instalação da rede de dados, do sistema de monitoramento por câmeras de segurança e da climatização do prédio por sistema de ar-condicionado. Os móveis que vão equipar toda a unidade estão sendo fabricados sob medida por marceneiros da própria Prefeitura.

A nova unidade de atendimento de urgência e emergência de Avaré vai contar com modernos equipamentos de raio X e ultrassonografia, já entregues, que foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde. Foram investidos R$ 523 mil na aquisição dos dois equipamentos.

A UPA tem cerca de 1.800 m2 de área construída, o dobro da área do atual Pronto Socorro. Isso dará maior capacidade de atendimento com salas de medicação modernas, climatizadas e equipadas, todas à disposição dos pacientes. Conta também com 3 consultórios clínicos e 2 pediátricos, além de triagens pediátrica e adulta independentes. O setor de emergência terá acesso direto, sem interferir no atendimento ao público em triagem.

O piso superior dispõe de novos leitos de observação, elevador de acesso à administração e refeitório. Para completar a nova estrutura há um novo corredor de acesso ao prédio da Santa Casa.

A entrega da UPA sofreu atrasos em virtude da necessidade de se refazer as redes elétrica e de gases medicinais, furtadas durante o período em que as obras estavam paralisadas.

A Secretaria Municipal da Saúde está providenciando um novo software para equipar a UPA com o que há de mais moderno em sistema de gestão de urgências e emergências, agilizando todo processo.

A previsão é de que em até 90 dias, após os funcionários passarem por um treinamento específico para atuar na unidade, a UPA seja entregue à população de Avaré e dos outros municípios abrangidos pelo serviço.