Obras da Prefeitura combatem erosões em áreas urbanas

Município implantou tubulação e caixas de contenção em pontos críticos

Obras da Prefeitura combatem erosões em áreas urbanas

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria de Serviços e Secretaria de Planejamento e Transporte em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem executando obras com o objetivo de controlar erosões urbanas.

Técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) estiveram no município em 2015 para cadastrar os processos erosivos e analisar a criticidade de cada um deles.

As intervenções no Parque Terezinha de Freitas às margens da Avenida João Manoel Fernandes, entre os bairros Camargo e Jardim Europa, são alguns exemplos da preocupação permanente da administração municipal.

Nos anos de 2017 e 2018, por exemplo, foram recuperadas as erosões nas ruas Lion e Zurique. No momento, estão em andamento obras na Avenida Espanha e Rua Florença.

O projeto feito com recursos próprios prevê ainda a construção de um piscinão para o qual será escoada toda a água da chuva, protegendo também a mata nos arredores que ameaçava ser danificada pela erosão.

"É uma solução definitiva para um problema progressivo que poderia, além de prejudicar a infraestrutura local, causar dano ambiental", explica a Secretaria de Serviços.

Outras ações

Até o momento, já foram restauradas mais de cinco áreas urbanas que continham processos erosivos importantes.

Funcionários da municipalidade instalaram aproximadamente 120 metros de tubulação, além de caixas de contenção para evitar que as águas pluviais causem mais impacto nesses locais.

O trabalho cumpre os critérios do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo no qual Avaré está inserida.