Museu faz campanha para digitalização de fotos raras

Meta é criar o Acervo Digital Genealógico do município

Museu faz campanha para digitalização de fotos raras Créditos pela imagem: Divulgação

O objetivo é a conservação da memória avareense por meio do emprego da tecnologia. Para tanto, o Museu Municipal Anita Ferreira De Maria, municipalizado e regulamentado em abril de 2018, inicia o novo ano reativando a campanha para digitalizar material de interesse histórico.

“Esse trabalho é permanente e precisa do valioso apoio da comunidade. Todos podem ajudar trazendo álbuns de família e documentos familiares para serem reproduzidos digitalmente e conservados em nossos arquivos”, lembra o professor Gesiel Theodoro Neto, diretor do Museu.

Com apoio da Secretaria da Cultura, o órgão recebeu da Prefeitura, em meados do ano passado, um moderno aparelho para digitalização de imagens, quando obteve a cessão do acervo fotográfico do memorialista Tininho Negrão. “Esse investimento permite que documentos e fotos raras sejam escaneados e arquivados. Pretendemos em breve criar o Acervo Digital Genealógico do município”, revela o diretor.

Outra parceria importante foi firmada recentemente com a Net Infinito, empresa que oferece os sinais de internet banda larga para os serviços do Museu e facilita as relações do órgão no universo virtual.

Como colaborar

O Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nesse período a equipe de plantão recebe visitantes e executa a digitalização de material de interesse histórico.

“Quem tiver fotos antigas e documentos raros (certidões, carteiras, diplomas etc), por favor, ceda-os apenas para o escaneamento e em seguida os devolveremos. Só queremos perenizar a documentação que ajuda no resgate da formação do nosso povo”, conclui o diretor. Informações pelo telefone (14) 999040073.