Moradores de rua são foco de ação da Saúde e SEMADS

Objetivo da busca ativa foi rastrear pessoas com sintomas respiratórios para o diagnóstico precoce de tuberculose

Moradores de rua são foco de ação da Saúde e SEMADS Créditos pela imagem: Divulgação

Moradores de rua e população vulnerável de Avaré foram foco de ação conjunta realizada no último dia 22 pela Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).

O objetivo da busca ativa foi rastrear pessoas com sintomas respiratórios para o diagnóstico precoce de tuberculose pulmonar.

O trabalho reuniu integrantes da Vigilância Epidemiológica, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), além de estagiários de Enfermagem.

A ação foi realizada em diversos pontos da cidade, incluindo Casa de Passagem, Largo do Mercado, Vila Esperança e Terminal Rodoviário. Foram coletadas 26 amostras entre o público-alvo.

“O diagnóstico permite a realização do tratamento e acompanhamento dos pacientes através das unidades de saúde em parceria com o CRAS, visando eliminar a propagação da doença”, informam os profissionais.

Outras ações semelhantes serão realizadas pela Saúde e SEMADS no decorrer do ano.

Saiba mais

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões transmitida pela via respiratória através do contato próximo e prolongado.

A doença tem cura e os medicamentos são integralmente fornecidos pelo SUS. Em caso de tosse por mais de três semanas, febre, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço, a orientação é que a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde.