SUSTENTABILIDADE

Aproximadamente 100 dos 400 animais resgatados em Avaré precisaram passar pelo procedimento

Meio Ambiente renova parceria com órgão que promove reabilitação de animais silvestres Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente renovou a parceria com o Instituto Floravida, entidade socioambiental localizada em Botucatu. Por meio do Programa Centrofauna, o instituto promove a reabilitação de espécies nativas.

O poder municipal é um dos responsáveis pela proteção da fauna silvestre. Aproximadamente 400 animais foram resgatados pela Polícia Ambiental de Avaré em 2021.

Destes, 100 estavam feridos e precisaram ser encaminhados para reabilitação. Os animais que necessitam de atendimento são primeiramente encaminhados ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Unesp de Botucatu.

Após o tratamento veterinário, quarentena e recuperação, os exemplares são encaminhados para outras instituições, entre elas o Instituto Floravida.

A parceria com a Estância Turística de Avaré teve início em 2018. Em agosto, o município repassou recursos ao Programa Centrofauna.

“Além dos impactos positivos em termos ambientais, o programa também promove melhorias sociais através do Projeto Vale a Pena, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância da vida selvagem, além de alertar sobre questões como tráfico de animais, cativeiro ilegal e maus-tratos”, ressalta o Meio Ambiente.