SUSTENTABILIDADE

Meio Ambiente instala recipientes para recolher pilhas e baterias usadas

Proposta é conscientizar sobre danos à saúde causados pelo descarte incorreto

Meio Ambiente instala recipientes para recolher pilhas e baterias usadas Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente instalou “papa-pilhas” na sede da pasta e na Casa do Cidadão, órgão que disponibiliza uma série de serviços à população.

Os recipientes são utilizados para acondicionar pilhas e baterias usadas. Posteriormente, os componentes serão encaminhados para o descarte correto.

A proposta é conscientizar e oferecer uma alternativa ao público. O projeto atende a critérios do Programa Município VerdeAzul, ciclo 2021.

Riscos

O descarte incorreto causa a contaminação do solo e de lençóis freáticos. Pilhas e baterias têm em sua composição metais pesados como o chumbo, mercúrio, níquel e cádmio, que podem causar doenças renais, câncer e problemas relacionados ao sistema nervoso central.

“A proliferação de aparelhos eletrônicos registrada nas últimas décadas tem aumentado a preocupação com o destino desses materiais que, na maioria dos casos, são descartados diretamente no meio ambiente”, alerta a pasta.