RETROSPECTIVA

Meio Ambiente buscou conscientizar novas gerações em 2021

Educação Ambiental foi o foco das ações da pasta

Meio Ambiente buscou conscientizar novas gerações em 2021 Créditos pela imagem: Divulgação

Em 2021, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu continuidade a diversas ações voltadas à sustentabilidade e à conscientização das novas gerações.

O ano teve início com o projeto Adote uma Caneca, cujo objetivo é incentivar a substituição de copos plásticos descartáveis por canecas individuais duráveis em todos os departamentos municipais.

Já um projeto em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) implantou uma horta orgânica no Horto Municipal, onde também foi realizado um curso sobre compostagem.

Outra ação foi o processo de restauração da Nascente Modelo. Parte da microbacia hidrográfica do Ribeirão Lajeado, responsável pelo abastecimento da cidade, o espaço é utilizado para a educação ambiental.

A pasta também disponibilizou no site oficial (avare.sp.gov.br) uma cartilha on-line sobre arborização urbana.

O material traz informações sobre espécies adequadas para o plantio em calçadas, esclarece dúvidas sobre podas e aborda a importância da arborização para a qualidade de vida, entre outros pontos.

Educação ambiental

Já alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de diversas atividades durante o ano. Um dos projetos levou crianças para conhecer o projeto de combate às erosões desenvolvido pelo Meio Ambiente.

Palestra sobre prevenção a incêndios, discussão sobre coleta seletiva e o plantio de mudas nativas no Horto Florestal foram algumas das iniciativas desenvolvidas com a participação de estudantes.

Esta última marcou o lançamento do programa QR Árvore, que gradativamente será implantado em todo município. O recurso permite a identificação de turmas e educadores que participaram do reflorestamento.

Ainda dentro da proposta de conscientização, foram instalados papa-pilhas na sede da pasta e na Casa do Cidadão, órgão que disponibiliza uma série de serviços à população.

Os recipientes são utilizados para acondicionar pilhas e baterias usadas. Posteriormente, os componentes serão encaminhados para o descarte correto.

Outras ações

A pasta ainda promoveu audiência pública para a atualização do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e renovou a parceria com o Instituto Floravida, que promove a reabilitação de espécies nativas.

Avaré também ganhou mais um piloto de Floresta Urbana, que destaca a importância da arborização para a qualidade de vida.

O novo ponto está localizado no loteamento Vila Suíça, situado próximo ao Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel (Emapa), ponto turístico que dá acesso ao centro do município.

Já os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram de uma capacitação anual sobre corte e poda de árvores, que acontece desde 2019.

A pasta também deu continuidade à parceria com a empresa Copróleo, cujo objetivo é assegurar a destinação ecologicamente correta do óleo de cozinha usado. Outras escolas municipais receberam coletores de resíduo, além do próprio Horto Florestal.

Com a retomada gradual das atividades, o Meio Ambiente promoveu ainda 2ª Pedalada Ecológica no Horto Florestal, que reuniu aproximadamente 130 ciclistas de diversas cidades da região.

A ação educativa organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo buscou incentivar o uso da bicicleta, meio de locomoção que não emite gases causadores do efeito estufa.