RETROSPECTIVA

Maior festa com os portões abertos do país, Emapa volta com tudo

Ano foi marcado pela retomada de eventos tradicionais como Nhô Musa e Fampop

Maior festa com os portões abertos do país, Emapa volta com tudo Créditos pela imagem: Divulgação

Suspensa por dois anos devido à pandemia do coronavírus, a Exposição Municipal Agropecuária e Industrial de Avaré (Emapa) fechou 2022 com chave de ouro.

A avaliação é da Secretaria Municipal de Cultura, uma das realizadoras do evento. A 52ª edição da tradicional feira avareense foi encerrada no último dia 11 com o show de Maiara & Maraisa.

César Menotti e Fabiano, Israel & Rodolffo, Alok, Ana Castela, Barões da Pisadinha, Zé Neto & Cristiano e Wesley Safadão também subiram ao palco da maior festa com os portões abertos do país.

Além de grandes shows com entrada gratuita, a edição contou com exposições de animais e implementos, venda de produtos e acessórios agropecuários, cavalgada, prova do tambor, Queima do Alho, leilões, julgamento de raças, parque de diversão e praça de alimentação, entre outras atrações. A organização estima que 174 mil pessoas passaram pelo evento.

A edição foi marcada pela inauguração da Arena de Eventos Avaré. Com capacidade para 40 mil pessoas, o espaço é um dos maiores da América Latina e vai incrementar o turismo de eventos da estância turística.

A nova arena foi palco da Final Nacional do Rodeio (FNR). Acontecendo pela primeira vez fora de Barretos, a competição da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR) distribuiu mais de R$ 200 mil em premiação.

Mais eventos
O ano que termina também marcou a volta de outros eventos tradicionais da Secretaria Municipal de Cultura, como o Arraiá do Nhô Musa. A edição realizada em julho foi sucesso de público.

Além de ser palco para novos compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira, a Feira Avareense da Música Popular (Fampop) teve como atrações o grupo RPM e a cantora e compositora mineira Paula Fernandes.

O importante festival de Avaré contou com uma novidade: a Fampopinha Estudantil. Realizada em parceria com a Fundação Regional Educacional de Avaré/Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FREA/FIRA), a iniciativa buscou atrair novos intérpretes e compositores do meio estudantil avareense.

A Cultura promoveu ainda em 2022 o evento Vozes Femininas por ocasião do Dia Internacional da Mulher, exposições, mostras e workshops sobre temas variados no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.

Por meio de parceria, foram realizadas edições do Circuito SESC de Artes, Piquenique Literário e Teatro Itinerante.

O Projeto Guri, parceria com o Governo Estadual, não só se manteve em atividade, como retomou as aulas presenciais em 2022.

As Oficinas Culturais “José Reis Filho” também reiniciaram as aulas físicas. Mantidas integralmente pela Cultura, a iniciativa oferece cursos gratuitos para diversos instrumentos.

A Casa de Artes e Artesanato “Floriza Souto Fernandes” anunciou a volta dos cursos presencias, suspensos desde o início da pandemia do coronavírus, bem como o atendimento ao público.

Outro destaque foi mais uma edição da Feira Popular do Livro, que disponibilizou centenas de títulos a preços acessíveis.

A Cultura colocou em prática em 2022 o espetáculo teatral “Desbravadores – Lampejos de Uma História”.

Parte das comemorações do 161º aniversário da Estância Turística de Avaré, a montagem itinerante do grupo de teatro Cia no Palco contou a história de Avaré de maneira nunca vista.

Além de promover workshops sobre leis de incentivo e abrir espaço para a participação de artistas e profissionais da Economia Criativa, a pasta encerrou 2022 com o 2º Natal Cultural.

A programação executada em locais públicos contou com uma série de atrações, incluindo a já tradicional descida de tirolesa do Papai Noel.