RETROSPECTIVA

Inauguração de creche e foco em inclusão marcam ano da Educação

Entrega de uniformes, capacitação e Educação Especial também foram destaque em 2023

Inauguração de creche e foco em inclusão marcam ano da Educação Créditos pela imagem: Divulgação

Uma nova unidade educacional foi inaugurada pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré em 2023.

Trata-se do Centro de Educação Infantil (CEI) “Professor Hélio Alves de Oliveira” localizado no Jardim Paraíso.

A creche atende aproximadamente 140 crianças de 0 a 5 anos do bairro e de localidades próximas como Mário Emílio Bannwart e Jardim Tropical.

Amplo e moderno, o prédio tem salas com acessibilidade, fraldário, brinquedoteca, lactário, sala de TV, pátio coberto e playground, entre outros setores.

Todos os ambientes são monitorados por câmeras internas e externas. Essa é a terceira creche entregue na atual gestão.

Formação

O ano da Secretaria Municipal da Educação foi marcado ainda pela realização de capacitações voltadas para docentes, servidores e auxiliares de Desenvolvimento Infantil.

Datas temáticas como Dia do Circo, Dia do Meio Ambiente, Semana do Brincar e Semana do Folclore, entre outras, foram utilizadas para conscientizar e divertir crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino.

Bullying e cultura afro-brasileira foram alguns temas trabalhados em sala de aula. Enquanto professores de informática utilizaram a tecnologia para ensinar, a Arte Educação desenvolveu projetos de conscientização ambiental em escolas municipais.

Outro destaque foi a instituição do Movimento Pela Paz nas escolas e creches municipais de Avaré. O objetivo é combater a violência e tornar o ambiente escolar mais seguro para crianças e funcionários, além de tranquilizar pais e responsáveis.

Além de manutenção na infraestrutura de unidades escolares, a pasta deu início à reestruturação da antiga escola “Zainy Zequi de Oliveira”. A reforma para transformar o espaço numa creche já está em andamento.

Uniforme

A Prefeitura de Avaré também fez a entrega de uniformes para alunos de 3 a 10 anos, beneficiando aproximadamente 7500 estudantes.

O kit entregue é composto por 3 camisetas (2 de verão e 1 de inverno) e 2 agasalhos (com e sem zíper, ambos com calça), além de bermuda para meninos e short-saia para meninas.

Inclusão

Outra importante ação de 2023 foi a ampliação do atendimento do Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão ligada à Educação que é responsável pela inclusão de alunos com deficiência.

Isso foi possível graças ao investimento na equipe, que ganhou novos profissionais como psicólogos e outros técnicos especializados.

Além do atendimento de mais alunos e de reuniões como pais de autistas, o CPAEE investiu na capacitação de servidores da Educação e na realização de ações de conscientização.

Destaque para palestra “Autismo na Visão de um Autista” ministrada por Marcos Petry em outubro, que foi sucesso de público, e para o serviço de Psicologia Escolar, que vem estreitando a relação entre famílias e escola.

Eventos

Importantes eventos da Educação tiveram continuidade em 2023, como a 4ª Mostra da Educação Infantil, cuja proposta é apresentar à população avareense o trabalho desenvolvido em unidades escolares de Avaré.

Já por meio da 1ª Expo Educação Especial, o público pôde conhecer os materiais que os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) utilizam em sala de aula, muitos deles desenvolvidos pelos próprios docentes.

O ano foi encerrado com a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), parceria com a Polícia Militar.

Quase mil alunos de 22 escolas municipais de Avaré estiveram na solenidade realizada em dezembro no Ginásio “Kim Negrão”.