Horta escolar coloca alunos como protagonistas em projeto de educação ambiental
Iniciativa desenvolvida na escola municipal Profª Elizabeth de Jesus Freitas tem participação de estudantes de 6 a 11 anos
Em: 23 Mai 2025 10:44

Um projeto de educação ambiental que conjugue ações sustentáveis, a valorização do espaço escolar e o protagonismo dos alunos.
Esta é a proposta da horta escolar cultivada na escola municipal Profª Elizabeth de Jesus Freitas com a participação de estudantes de 6 a 11 anos.
“A ideia é integrar teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades, bem como o fortalecimento da relação entre escola, universidade e comunidade”, afirma a diretora Ana Paula da Silva.
O projeto “Cultivando o Futuro” é realizado em parceria com o curso de Agronomia do Centro Universitário UniFSP e tem como parceiras as empresas Correa Agro Irrigação, Roberto Shiga, Ruralpec Sistemas de Irrigação, Maurício Agromadeiras e Arbora Soluções em Meio Ambiente e Florestas, além de apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria Municipal de Educação.
Prática e vivência
A iniciativa surgiu diante da necessidade de promover uma educação ambiental mais prática e integrada à vivência dos alunos.
Com esse diagnóstico em mãos, a equipe gestora e pedagógica da unidade escolar resolveu botar a mão na massa.
O projeto saiu do papel graças ao empenho dos funcionários da escola, destaca a diretora, e vai além dos muros da unidade, já que também envolve familiares e a comunidade local.
Participação dos alunos
Todo o processo tem a participação dos alunos, que acompanharam as etapas do plantio das hortaliças, da nutrição das espécies e do cuidado com o solo, sempre sob a supervisão dos professores.
“Essa prática contribui para que os estudantes compreendam o ciclo dos alimentos, valorizem a produção local e desenvolvam uma relação mais consciente com a alimentação”, afirmam Alessandro Antonangelo, professor da UniFSP, e Carolina Marques de Campli, coordenadora do curso de Agronomia da instituição de ensino superior.
Os alimentos cultivados na horta escolar serão, sempre que possível, consumidos na própria escola, seja na merenda, em oficinas culinárias, atividades de educação alimentar e feiras internas com a participação das famílias.

REDAÇÃO | SECOM
Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré