GESTÃO

Greve afeta serviços da Prefeitura

Saiba quais ações foram suspensas

Greve afeta serviços da Prefeitura Créditos pela imagem: Ilustrativa

Com aumento do diesel e com os índices de preço da Petrobras, diversos trabalhadores – caminhoneiros – bloquearam as rodovias do país e provocam a falta de produtos no mercado nacional. Em decorrência do fato, a Prefeitura de Avaré suspendeu algumas ações até que a situação se regularize, além de medir esforços para equilibrar e oferecer os atendimentos essenciais a população.

As decisões se estendem até esta quarta-feira, 30, sendo que, na quinta-feira, 31, ocorre o feriado prolongado de Corpus Christi, e na sexta-feira, 1º de junho, foi decretado ponto facultativo nas repartições municipais.

Educação
A Secretaria da Educação tomou a decisão de interromper as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino até esta quarta-feira, 30. Na segunda-feira, 28, já não houve expediente nas escolas e creches. A medida foi tomada em conjunto com o Prefeito, em razão do estoque de combustível utilizado para abastecer os veículos que fazem o transporte de alunos estar muito abaixo do nível de segurança, não sendo suficiente para manter os cerca de 70 veículos em suas linhas regulares. O reabastecimento de produtos utilizados para o preparo da merenda escolar também está prejudicado pelo movimento grevista. Fornecedores de Gas GLP ( Gás de Cozinha ) estão sem estoque, impedindo novas entregas. A Secretaria da Educação manterá um monitoramento constante para avaliar quando poderá retomar os trabalhos. A compensação dos dias parados será feita no recesso de julho.

Assistência e Desenvolvimento Social
A Semads cancelou as atividades do Centro Dia do Idoso (CDI), pois o combustível dos carros que transportam os idosos também está abaixo do nível de segurança, assim como os materiais para preparo dos alimentos.

Saúde
A Secretaria da Saúde informa que restringiu o transporte de pacientes atendidos pelo sistema municipal de saúde a casos de Urgência e Emergência, e aos pacientes que necessitam locomoção para realização de sessões de Hemodiálise e Quimioterapia.

A decisão é necessária para garantir o serviço de casos mais delicados até que sejam feitas novas entregas de combustível ao município. Desta forma, consultas e exames eletivos que demandam locomoção a outros municípios estão, temporariamente, suspensas.

Coleta de lixo urbano
A Secretaria do Meio Ambiente comunica que cancelou a coleta de lixo da Quarta, 30. De acordo com as informações, os serviços voltam a se normalizar na quinta-feira, 31, mas de forma intercalada, ou seja, dia sim, dia não. Com a nova programação, na Sexta, 1o de Junho não haverá coleta. O serviço está mantido, a princípio, no Sábado, 2 e na Segunda, 4. Na próxima semana, haverá um novo levantamento sobre o estoque de combustível do setor para avaliar a possibilidade de retornar os trabalhos normalmente a partir de Terça, 5.

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré esclarece que as medidas anunciadas visam, unicamente, manter os serviços essenciais em funcionamento, ainda que parcialmente. A administração depende de fornecedores externos para regularizar seu estoque de alimentos, combustível e até medicamentos. Neste período de crise de abastecimento, todos os setores estão empenhados em busca de soluções alternativas, minimizando os transtornos enfrentados pela população.