Governo Estadual anuncia obras contra enchentes em Avaré

Problema antigo exige recursos que estão além das possibilidades do município

Governo Estadual anuncia obras contra enchentes em Avaré Créditos pela imagem: Ilustrativa

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou obras para a contenção de enchentes em Avaré.

O anúncio foi feito durante coletiva sobre projetos do Governo Estadual para evitar futuras tragédias como a ocorrida recentemente no litoral norte de São Paulo.

“A gente vai dar sequência às obras de contenção de cheias para não termos a repetição de eventos como os que acontecem em Avaré”, anunciou o governador na ocasião.

O Executivo comemorou o anúncio. “Trata-se de um problema antigo cuja solução definitiva exige recursos que estão além das possibilidades dos cofres municipais”, ressaltou.

O empreendimento deve contar com macrodrenagem projetada para a região e desassoreamento em rios, entre outras ações. O governador não fez referência a prazos e datas para o início das obras.

Ações municipais

Apesar das limitações orçamentárias, a Prefeitura de Avaré vem desenvolvendo ações com o objetivo de minimizar as enchentes.

Uma importante iniciativa é a adesão ao Programa Estadual Rios Vivos. O objetivo é melhorar a vazão e ampliar a captação de águas pluviais por meio da limpeza de córregos que cortam a zona urbana.

Avaré foi contemplada após declarar Estado de Emergência em decorrência das fortes chuvas registradas em fevereiro de 2022.

O município já solicitou recursos estaduais e federais para combater o problema, mas até o momento não havia obtido retorno dos órgãos competentes.