RETROSPECTIVA

Gigante do ramo de orgânicos instalou granja em Avaré

Parceria que trouxe segurança para a zona rural também foi destaque em 2021

Gigante do ramo de orgânicos instalou granja em Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

Avaré testemunhou a chegada de um grande empreendimento em 2021: a granja da empresa Raiar Orgânicos.

Uma das maiores do ramo, a expectativa é que a Raiar se transforme na maior produtora de ovos orgânicos do Brasil após o início dos trabalhos, com a criação de quase 1 milhão de galinhas caipiras.

A instalação da empresa contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Avaré, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

Localizado na região do bairro Ponte Alta, o empreendimento distribuído em 172 hectares deve gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

Evento internacional

A empresa, aliás, realizou em dezembro um fórum internacional sobre grãos orgânicos. Produtores rurais, pesquisadores e interessados em agricultura orgânica participaram do evento inédito.

Avaré também foi palco neste ano do Empretec Rural, outra parceria com a Agricultura. Voltado para empresários e empreendedores do agronegócio, o programa do Sebrae foi uma oportunidade para quem almeja ampliar a produtividade e aprimorar a gestão dos negócios.

A Estância Turística de Avaré também foi sede do I Circuito Estadual de Capacitação Sanitária para Controladores de Javali do Estado de São Paulo.

O treinamento realizado pela Defesa Agropecuário do Estado de São Paulo reuniu aproximadamente 100 participantes na Associação dos Policiais Civis de Avaré (AFPCA).

Segurança no campo

Outro setor que teve destaque em 2021 foi a segurança. Parceria entre Polícia Militar, Prefeitura de Avaré, comunidade, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e Sindicato Rural de Avaré, o projeto Campo Seguro - Vizinhança Solidária vem reduzindo os índices de criminalidade na zona rural da estância turística.

Mais de 800 propriedades rurais estão cadastradas em grupos de WhatsApp que possibilitam a comunicação entre moradores e a PM.

O resultado positivo chamou a atenção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP).

Em julho, integrantes do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior de Avaré e da Patrulha Rural apresentam o projeto para a entidade.

A presidência da FAESP informou na ocasião o desejo de solicitar ao Governo Estadual a implantação do projeto em todo o território paulista, tendo em vista a iniciativa bem-sucedida desenvolvida em Avaré.

Outras ações

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento também concluiu a reforma do Mercado Municipal, o que permitiu a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A pasta ainda promoveu a revitalização de estradas rurais e de pontes na zona rural em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços.

Além de oferecer serviço de castração gratuita de cães e gato mediante agendamento na Clínica Veterinária Municipal, a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento deu início ao cadastramento de propriedades rurais que possuem cachoeiras com potencial turístico.

A proposta é fomentar o turismo rural por meio da criação da Rota Turística do Verde, da Água e do Sol, aliando geração de renda e preservação ambiental.