Filme “O Homem que Virou Suco” é destaque na sessão virtual do Pontos MIS

Longa de 1980 aborda preconceito contra migrantes; exibição gratuita acontece neste sábado, 16

Filme “O Homem que Virou Suco” é destaque na sessão virtual do Pontos MIS Créditos pela imagem: Divulgação

Em parceria com a SPcine Play, o Pontos MIS apresenta neste sábado, 16, às 16 horas, o filme “O Homem que Virou Suco”, longa de 1980 dirigido por João Batista Andrade que traz uma visão crítica do processo migratório.

A ação integra o #MISemCASA, programação digital do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo disponibilizada durante a pandemia do coronavírus.

A atividade em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura é gratuita e conta com programação semanal.

Inscrição

A exibição virtual é voltada para usuários previamente cadastrados. A inscrição pode ser feita a partir de quinta-feira, 14, no link https://is.gd/9V3kFS.

Já às 18 horas tem início o bate-papo ao vivo aberto ao público no canal do MIS no YouTube com a participação do diretor João Batista Andrade, do professor de cinema Bruno Cucio e do cineclubista da Spcine e fotógrafo Júlio Witer. A mediação fica por conta do cineasta Luan Cardoso.

Sinopse

Deraldo (José Dumont), escritor de cordel, paraibano recém-chegado a São Paulo, é confundido com o operário Severino, nordestino, que em um ato de revolta assassina o patrão a facadas.

Sem documentos para comprovar sua identidade e perseguido pela polícia, Deraldo é obrigado a fugir do quarto que aluga e, com isso, inicia um percurso de desencontros enquanto sobrevive na metrópole.

Forçado a abandonar a venda de seus poemas, passa por diversos lugares, de servente de um coronel paraibano a operário da construção civil.

Na condição de migrante é submetido, apesar de fundamental para o desenvolvimento da cidade, a uma série de preconceitos e explorações.

Programa de difusão cultural, Pontos MIS é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.