Festa Junina no Caps é realizada com sucesso

Atendidos pelo Centro se divertiram

Festa Junina no Caps é realizada com sucesso Créditos pela imagem: Internet

Na manhã de sexta-feira, 23, os pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Avaré (Caps), vestidos a caráter, tiveram a oportunidade de brincar uma autêntica Quadrilha Junina ao som de músicas típicas e o suporte de uma ampla mesa de doces e comidas características da festa. Dezenas de atendidos, alguns com a presença de familiares, participaram da brincadeira.

O Caps

É uma unidade vinculada a Secretaria Municipal de Saúde que trabalha com atendimentos especializados para portadores de alguma alteração psicossocial que, geralmente, está relacionada a dependência química, alcoólica ou algum tipo de transtorno psiquiátrico.

Cada paciente, oriundo ou não de prévio atendimento em postos de saúde, recebe uma avaliação individualizada de diferentes profissionais. Verificado o preenchimento de requisitos prévios, o paciente é integrado ao programa disponível na sede do órgão e passa a ser relacionado em todas as atividades diárias do Centro.

No local, atualmente, 50 pacientes recebem atenção diária com café da manhã, almoço, fornecimento de medicamentos específicos no próprio centro e participam de outras ações externas como passeio e palestras. Outras 150 pessoas recebem o tratamento ambulatorial, não diário, e a visita residencial das equipes do centro. Desde que os dados passaram a ser consolidados, o órgão já realizou mais de 1.000 atendimentos.

O Caps oferece um tratamento voluntário, não obrigatório, aos pacientes seguindo recomendação médica, porém, esporadicamente, há tratamentos compulsórios dispensados a menores de idade em obediência a ordens judiciais.

Equipe

A Equipe do é formada por Cozinheiras, Psicólogos, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Enfermeira, Auxiliares de Enfermagem, Psiquiatras, Clínico Geral além de um profissional de limpeza.