Serviços Online
CULTURA

Exposição aborda origens da imprensa de Avaré

Mostra no Museu Municipal traz exemplares dos primeiros jornais da cidade


Exposição aborda origens da imprensa de Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

“Nas origens do jornalismo avareense”. Esse é o tema da mostra temática inaugurada no último dia 25 pelo Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria”.

Até o final do ano, o público poderá conhecer a história da imprensa escrita de Avaré, iniciada em 1886, quando começou a circular o quinzenário “O Rio-Novense”, o primeiro jornal da cidade, editado pelo alferes Manoel Marcellino de Souza Franco, o popular Maneco Dionísio.

Páginas de exemplares raros, algumas impressas ainda no Império, podem ser vistas na exposição que fica aberta das 8 horas ao meio-dia e das 13h às 17h.

Periódicos importantes têm suas páginas expostas como o “Correio do Avaré”, “Correio do Sertão”, “O Commercio de Avaré”, “Cidade de Avaré”, “Tribuna de Avaré”, “O Município de Avaré” e “Gazeta de Avaré”.

“Todos marcaram os anais da mídia impressa durante a República Velha. Também está exposta a primeira edição do 'O Avaré', jornal que circulou por 70 anos, entre 1934 e 2004”, destaca Gesiel Theodoro Neto, diretor do Museu Municipal.

O material foi conservado durante muitos anos pela memorialista Flora Bocci, que o doou em 2009 para o acervo histórico do município. Também contribuiu para a mostra o pesquisador Gilberto Fernando Tenor.

A iniciativa, organizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, reverencia a memória dos jornalistas Maneco Dionísio, Major Rangel, Antonio Galvão, Chico de Almeida, Quinquim Monteiro e os avareenses Gabriel Marques e Armando Padredi.

O Museu Municipal está instalado no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC), localizado na Rua Minas Gerais, nº 279.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
 (14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar