Exposição aborda origens da imprensa de Avaré

Mostra no Museu Municipal traz exemplares dos primeiros jornais da cidade

Exposição aborda origens da imprensa de Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

“Nas origens do jornalismo avareense”. Esse é o tema da mostra temática inaugurada no último dia 25 pelo Museu Municipal “Anita Ferreira De Maria”.

Até o final do ano, o público poderá conhecer a história da imprensa escrita de Avaré, iniciada em 1886, quando começou a circular o quinzenário “O Rio-Novense”, o primeiro jornal da cidade, editado pelo alferes Manoel Marcellino de Souza Franco, o popular Maneco Dionísio.

Páginas de exemplares raros, algumas impressas ainda no Império, podem ser vistas na exposição que fica aberta das 8 horas ao meio-dia e das 13h às 17h.

Periódicos importantes têm suas páginas expostas como o “Correio do Avaré”, “Correio do Sertão”, “O Commercio de Avaré”, “Cidade de Avaré”, “Tribuna de Avaré”, “O Município de Avaré” e “Gazeta de Avaré”.

“Todos marcaram os anais da mídia impressa durante a República Velha. Também está exposta a primeira edição do 'O Avaré', jornal que circulou por 70 anos, entre 1934 e 2004”, destaca Gesiel Theodoro Neto, diretor do Museu Municipal.

O material foi conservado durante muitos anos pela memorialista Flora Bocci, que o doou em 2009 para o acervo histórico do município. Também contribuiu para a mostra o pesquisador Gilberto Fernando Tenor.

A iniciativa, organizada com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, reverencia a memória dos jornalistas Maneco Dionísio, Major Rangel, Antonio Galvão, Chico de Almeida, Quinquim Monteiro e os avareenses Gabriel Marques e Armando Padredi.

O Museu Municipal está instalado no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC), localizado na Rua Minas Gerais, nº 279.