Evitar água parada é a melhor prevenção contra o Aedes aegypti

Mosquito transmite Dengue, Zika e Chikungunya; colaboração da população é fundamental para evitar surtos

Evitar água parada é a melhor prevenção contra o Aedes aegypti Créditos pela imagem: Divulgação

Evitar água parada é a melhor maneira de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O alerta é da Vigilância Sanitária Municipal, órgão ligado à Secretaria Municipal da Saúde.

O risco de transmissão das doenças aumenta nesta época devido ao período chuvoso. “A união entre poder público e sociedade é fundamental para vencermos essa batalha”, destacam as autoridades sanitárias.

O balanço divulgado na sexta-feira, 24, pela pasta mostra que Avaré tem 63 notificações de casos de Dengue. São 19 casos positivos (4 importados e 15 autóctones) e 4 casos suspeitos.

Orientações

O munícipe deve eliminar locais onde o mosquito possa depositar seus ovos e se desenvolver, como vasos de plantas ou quaisquer lugares com essas características.

Também é importante manter bem tampados depósitos de água e não deixar expostos no quintal vasilhas e utensílios que possam acumular água. Garrafas devem permanecer de cabeça para baixo.

Outra recomendação é limpar frequentemente calhas e a laje das casas, além de manter a água da piscina sempre tratada com cloro.

A Vigilância Sanitária enfatiza ainda que o morador deve permitir o acesso do agente de Controle de Vetores em sua residência ou estabelecimento comercial.

“Em caso de dúvidas, solicite que o profissional apresente o crachá de identificação ou ligue para a Vigilância Sanitária para confirmar a presença do agente no bairro”, ressalta o setor.

Serviço

A Vigilância Sanitária Municipal fica na Rua Maria Antônia de Souza, nº 392. Contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (14) 3732-7144.