Avaré contra o coronavírus
SAÚDE

Equipe do SAMU faz apelo para evitar trotes

Serviço pede a colaboração


Equipe do SAMU faz apelo para evitar trotes Créditos pela imagem: Ilustrativa

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) presta socorro à população em atendimentos de emergência ou urgência, em especial para pessoas que correm risco de morte imediata. Composto por uma equipe médica, que faz plantão por 24 horas, a unidade móvel vai até o local da ocorrência, seja em moradias ou em vias públicas.

No último mês, o SAMU Regional Vale Jurumirim atendeu, através do número 192, 3.227 ligações, mas 408 foram trotes. Diante do número crescente dessas brincadeiras de mau gosto que atrapalham e podem prejudicar atendimentos emergenciais, a equipe responsável pede a colaboração dos cidadãos para evitar ligações irresponsáveis.

“Temos uma equipe que analisa, através dos telefonemas, se a situação do cliente é de urgência ou emergência, sempre dando prioridade para os casos emergentes e não por ordem de chamada. Quando ligam passando trote, temos atrasos nos atendimentos e isso pode comprometer o socorro para quem realmente esteja precisando de ajuda”, lamentam os técnicos.

Quando se deve acionar o SAMU?

Portanto, as chamadas para o SAMU somente devem ser feitas quando houver dores no peito imprevistas, situações de intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, trabalhos de parto com riscos de morte, queda acidental, crises convulsivas, acidentes de trânsito com atropelamento, traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas), perda da consciência (desmaio) e sangramentos (hemorragias).

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar