Entenda para que serve e como funciona a Ouvidoria da Prefeitura de Avaré

Entenda para que serve e como funciona a Ouvidoria da Prefeitura de Avaré Créditos pela imagem: Ilustrativa

Você sabia que a Prefeitura de Avaré possui um canal de atendimento gratuito para se comunicar com a população? Trata-se da Ouvidoria Municipal e de seu aplicativo “Fala, Cidadão”. Ambos servem como ponte entre a administração pública e seus cidadãos, em que é possível propor soluções, reclamar, fazer elogios e denúncias.

OUVIDORIA MUNICIPAL
Cada um atende de uma forma. A Ouvidoria possui seu ramal fixo, que atende pelo (14) 3711.2500, das 8h às 14h, onde o cidadão poderá realizar a sua solicitação pelo telefone. Nesta, você precisará passar os seus dados pessoais, como nome, telefone e endereço (também o CPF, quando destinadas à Secretaria da Saúde), ou conforme o assunto, de maneira anônima.

Cadastradas as informações, o munícipe precisará descrever a sua solicitação, que será protocolada e enviada ao setor competente. Para o recebimento das ocorrências o prazo é de dois dias úteis, e para a sua realização, o prazo é estipulado por setor com, no máximo, 20 dias úteis.

FALA, CIDADÃO
Já no aplicativo “Fala, Cidadão” o processo do cadastro acontece de forma mais simples. Basta baixá-lo nas lojas digitais “Play Store ou Apple Store”, registrar-se com o seu nome, e-mail, cidade e criar uma senha. Depois é só seguir o passo a passo do próprio aplicativo. Nele você conseguirá acompanhar o andamento de sua solicitação, tanto a feita pelo celular quanto diretamente com a responsável pela Ouvidoria.

Com as manifestações, a Ouvidoria analisa e encaminha às secretarias e departamentos responsáveis para solucionar os casos. A apuração acontece em contato direto, além de identificar possíveis melhorias e mudanças.

IMPORTANTE
A Ouvidoria Municipal e seu aplicativo não exerce a função de marcar consultas, alterar ou aprovar receitas médicas, realizar os serviços pessoalmente, nem atender as demandas no mesmo momento em que forem solicitadas, mas sim de registrar as ocorrências, enviá-las (como descrito acima), acompanhar o seu andamento e cobrar os setores para que atendam os prazos.