Emapa 2018 vai resgatar eventos voltados ao agronegócio

1º a 9 de dezembro

Emapa 2018 vai resgatar eventos voltados ao agronegócio Créditos pela imagem: Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré deve anunciar nas próximas semanas, o calendário oficial da 50ª Emapa. Além das atrações musicais comandadas por artistas de grande popularidade no cenário nacional como Marilia Mendonça, Gustavo Lima, Zezé Di Camargo e Luciano, Luan Santana e Henrique e Juliano, a programação prevê realização do Rodeio Profissional e Amador, além de resgatar a tradição de unir o turismo de recreação com o de negócios durante os nove dias de festa.

A exposição de equinos, bovinos e caprinos está garantida. Além disso, a Emapa 2018 terá dois leilões de grande porte, sendo que um deles terá parte da renda destinada à APAE de Avaré. A organização fechou acordo para realizar a Queima do Alho e a Queima do Cordeiro já no primeiro domingo da feira, dia 2 de dezembro. Competições de conformação como as do Cavalo Quarto do Milha, Manga Larga Marchador, Appaloosa, Paint e Mini Horse. A mostra de implementos agrícolas também está prevista.

Realizada tradicionalmente em conjunto com as competições de rodeios e espetáculos musicais, os eventos ligados ao agronegócio foram “separados” na metade da década passada. Com a divisão, eventos distintos foram realizados ao longo do período. A proposta do retorno dos eventos paralelos é fortalecer a marca Emapa, que remonta meio século de tradição e pioneirismo, ampliando o seu alcance e resultado para todos os envolvidos.

Com portões e estacionamento abertos ao público, a 50a edição da feira deve se consagrar com um dos maiores eventos do gênero no país com entrada franca. Num modelo misto onde a iniciativa privada deve custear grande parte das despesas, a Prefeitura de Avaré inova ao propor uma grade de shows de ponta aliada à realização de negócios agroindustrais, os quais, ao mesmo tempo, geram receita extra aos cofres municipais.

A Emapa 2018 acontecerá de 1º a 9 de dezembro no Parque Fernando Cruz Pimentel. A venda de camarotes e de espaços comerciais ficará a cargo da empresa vencedora da licitação feita pela Prefeitura, terceirizando a gestão desses recursos. Em contrapartida, a licitante pagará cerca de R$ 1,1 milhão de reais pelo direito de exploração. Serão R$ 550 mil em dinheiro depositado na conta da Prefeitura, mais a montagem e disposição de uma série de estruturas do evento como camarotes, rodeio, arquibancadas, tendas, entre outras obrigações previstas no edital.

Recentemente, o Ministério Público arquivou denúncia formulada por sete vereadores de oposição ao prefeito, os quais pretendiam impedir a realização da Emapa. Em 2017, o mesmo grupo, aprovou lei municipal direcionada a proibir que a feira fosse realizada em dezembro. Diante disso, o evento de 2017 foi cancelado pela Prefeitura que, logo depois, levou o caso ao poder judiciário que acabou anulando essa legislação, porque a mesma era inconstitucional, ou seja, feria a Constituição Federal.