RETROSPECTIVA

Educação retomou importantes eventos presenciais

Inauguração de escola e entrega de kit literário são algumas das ações da pasta em 2022

Educação retomou importantes eventos presenciais Créditos pela imagem: Divulgação

Retomada de eventos importantes presenciais, inauguração de escola, capacitações. Essas são algumas ações promovidas em 2022 pela Secretaria Municipal de Educação.

Alunos da Rede Municipal de Ensino começaram o ano recebendo o kit Ciranda Literária, material pedagógico de apoio para incentivar a leitura.

O conjunto foi entregue do Berçário I até a modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA). Cada kit é adequado à faixa etária e à fase escolar do aluno.

O ano que termina também foi marcado pelo retorno de importantes eventos após dois anos de restrições sanitárias.

Estudantes participaram em junho da passeata em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O Desfile Cívico, outro tradicional evento, também foi retomado e integrou as comemorações dos 161 anos da Estância Turística de Avaré.

Com o tema “Pandemia (O Novo Normal)” e o slogan “Troque a Máscara da Pandemia pela Máscara da Alegria”, evento contou com a participação de escolas municipais, Polícia Militar, entidades da sociedade civil e bandas musicais.

Pais, alunos, professores, auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) e público em geral participaram ainda da 3ª Mostra da Educação realizada em outubro no Largo São João.

A proposta da Secretaria Municipal de Educação foi promover a integração entre escolas municipais, profissionais e sociedade.

Outra atividade retomada foi o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), parceria com a Polícia Militar (PM).

Aproximadamente 300 alunos de oito escolas municipais participaram da formatura realizada em novembro no Ginásio “Kim Negrão”.

O ano também foi marcado pela inauguração da escola municipal “Professora Maria Pierina Domiciano Silvestre”.

Atendendo a aproximadamente 450 alunos, o amplo e moderno prédio iniciou as atividades em agosto.

Já o Centro de Educação Infantil (CEI) “Professora Maria Lúcia Batistetti Martins Rodrigues (Malu)” reiniciou as atividades após reforma em seu interior. Cerca de 120 alunos estão matriculados na unidade.

Aprendizagem

A preocupação com a aprendizagem no cenário pós-pandemia foi uma preocupação da pasta em 2022.

A Plataforma Digital continuou auxiliando estudantes no processo. A ferramenta digital foi muito utilizada quando as aulas foram suspensas no início da pandemia do coronavírus.

Com o retorno dos alunos às escolas municipais, a Plataforma Digital passou a disponibilizar informações e atividades complementares aos estudantes, aproveitando o engajamento na internet característico das novas gerações.

Por meio das secretarias de Saúde e Educação, o município promoveu um mutirão para identificar falhas de aprendizagem entre alunos.

Psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos participaram da ação, entre outros técnicos. O objetivo foi agilizar o diagnóstico e apontar os caminhos para um tratamento efetivo, orientação ou acompanhamento.

As atividades que incluíram o Dia D de Combate à Dificuldade de Aprendizagem foram realizadas no Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE).

O órgão ligado à Educação atua na inclusão em ambiente escolar de crianças com deficiência. Criado em 2021, o CPAEE tem colhido bons resultados e virou referência para profissionais de toda a região.

A Educação também destinou R$ 404 mil neste ano para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Avaré.

O recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) foi repassado por meio de um termo de fomento assinado com a Prefeitura.

O montante foi aplicado na manutenção da Educação Especial, que atende 72 alunos de 6 a 30 anos.

Capacitações

Entre outras ações, a Secretaria Municipal da Educação promoveu uma série de capacitações durante o ano.

A pasta ofereceu, por exemplo, formação gratuita em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Sistema Braille e Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro autista (TEA) regularmente matriculadas em escolas municipais.

Profissionais da Educação, servidores de órgãos públicos, funcionários de instituições privadas e, principalmente, familiares participaram da iniciativa.

Já os temas primeiros socorros, cordel, direito do trabalhador, saúde pública, desafios pedagógicos no pós-pandemia, bullying, técnicas para aliviar o estresse, alfabetização infantil e alimentação saudável foram discutidos entre alunos e profissionais por meio de encontros, capacitações ou palestras.