RETROSPECTIVA

Educação: reinício das aulas presenciais marca ano que termina

Confira as principais conquistas da pasta em 2021

Educação: reinício das aulas presenciais marca ano que termina Créditos pela imagem: Divulgação

O ano de 2021 foi marcado pelo retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, que começou de maneira opcional em agosto e passou a ser obrigatório a partir de novembro.

A decisão da Secretaria Municipal da Educação levou em consideração todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades sanitárias, garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários.

Já em abril foi a vez da pasta anunciar uma importante conquista: Avaré havia zerado a fila de espera para vagas em creches municipais, um problema histórico herdado pela atual administração.

O setor ainda registrou em 2021 aumento na sua aprovação de acordo com a pesquisa divulgada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação do Serviço Público).

Outro destaque foi o Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE). Criado em fevereiro, o órgão em fase de implantação é responsável pela inclusão escolar de crianças com deficiência de Avaré.

Além de resultados já visíveis no âmbito da Educação Especial, o CPAEE virou referência para técnicos de cidades como Jaú e Iaras, que estiveram no espaço para conhecer a experiência.

O departamento localizado na escola municipal Vitor Lamparelli ainda intermediou a instalação de placas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em departamentos municipais, entre outras ações.

Além disso, a Educação disponibilizou kit-escolar para aproximadamente 8 mil alunos do Maternal 2 (creche), Educação Infantil (Etapa 1 e 2), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Houve ainda a aquisição de material de apoio, dando o suporte pedagógico necessário para atender crianças de toda a rede.

A pasta ofereceu até o fim do ano letivo a plataforma digital “Estude em Casa” como complemento e ajuda a aqueles que não puderam frequentar as aulas em razão de comorbidades.

Já os profissionais da Arte Educação organizaram a primeira edição do Prêmio Lúcia Braga, concurso de desenho que marca o encerramento da Semana Pintora Djanira, a mais importante artista avareense.

Os alunos vencedores foram anunciados em novembro. O prêmio homenageia a arte-educadora que morreu em abril devido a complicações causadas pela Covid-19.

O setor também promoveu capacitações para professores e servidores, além de outras ações administrativas que fazem parte da rotina da pasta.

A Secretaria também concluiu e iniciou reformas em algumas unidades escolares e criou o Regimento Escolar Comum, ferramenta que ajuda na organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar das unidades.