Educação promove responsabilidade ambiental

Projeto desenvolvido nas Unidades Escolares

Educação promove responsabilidade ambiental Créditos pela imagem: Divulgação

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, estimular a responsabilidade e a necessidade de preservação da natureza, as Secretarias da Educação e do Meio Ambiente estão organizando o plantio de mudas de árvores das mais diversas espécies em praças, escolas e ruas de Avaré.

A iniciativa dá continuidade ao projeto Meio Ambiente desenvolvido nas unidades da Rede Municipal de Ensino e, em paralelo, será ministrada palestra sobre “Conscientização Ambiental” antes de os alunos participarem do plantio das mudas. “Assim, além de aprenderem a importância do cuidado das árvores, todos vão saber dar destino correto aos resíduos descartáveis e à preservação da água”, afirmam os educadores.

Simultaneamente outras escolas municipais estão desenvolvendo o projeto “Horta no Universo Infantil”e “Reciclar para Preservar o Mundo” dentro de suas realidades e espaços.

Também está sendo proposta a formação do “Batalhão do Meio Ambiente”, cuja função é orientar os alunos durante o intervalo das aulas para manter o ambiente escolar agradável e limpo. Cada unidade escolar terá o seu batalhão, cujos membros irão integrá-lo no período de uma semana, havendo revezamento para que todos tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência.

Elaborado pela equipe da Educação Infantil e pela Coordenação Técnica Pedagógica de Educação Física, o projeto envolve as seguintes unidades: EMEB Zainy Zequi de Oliveira, EMEB Prof. Carlos Papa, EMEB Duílio Gambini, EMEB Maneco Dionísio, EMEB Profª Maria Nazareth Abs Pimentel, EMEB Suleide Maria do Amaral Bueno, EMEB Profª Alzira Pavão e CEI Jandira Pereira.