RETROSPECTIVA

Educação mantém vínculo entre escola e aluno mesmo com pandemia

Com suspensão de aulas presenciais, pasta disponibilizou atividades pedagógicas em plataforma digital e material impresso

Educação mantém vínculo entre escola e aluno mesmo com pandemia Créditos pela imagem: Divulgação

Após o início da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação implantou medidas com o objetivo de manter o vínculo com os alunos mesmo diante da suspensão das atividades letivas presenciais.

Uma das ações foi a Plataforma Digital, ferramenta com atividades complementares criada para a interação entre professores e estudantes.

Paralelamente, o município disponibilizou material impresso a todos os alunos a partir de 4 anos. As atividades foram preparadas pelos professores com acompanhamento da equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação. A interação chegou a 97%, informa a pasta.

Ainda em relação ao enfrentamento à pandemia, foram criadas a Comissão Municipal da Educação para o Gerenciamento da Covid-19 e o Plano de Ação para a retomada às aulas presenciais no ano letivo de 2021, o qual leva em conta todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias, entre outras ações.

Funcionários da rede municipal de ensino também receberam máscara, óculos protetor, luvas álcool em gel 70% e outros itens de segurança para evitar o contágio.

Simultaneamente, a pasta ofereceu formação e aperfeiçoamento a profissionais da Educação por meio de aplicativos digitais.

O ano foi marcado ainda pela conclusão do Currículo Municipal, conforme o previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e do Regimento Escolar Municipal.

Alimentação para famílias vulneráveis

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré também distribuiu kits-alimentação a famílias de estudantes matriculados em escolas municipais, conforme prevê a legislação federal.

As cestas foram montadas com itens da merenda escolar que estavam em estoque. O objetivo foi garantir a alimentação de núcleos familiares em situação de vulnerabilidade social.

A lista de beneficiários foi produzida por diretores das escolas municipais, profissionais que conhecem a realidade de cada estudante.

Monitoramento

Um sistema de monitoramento 24 horas foi instalado em escolas municipais, centros de educação infantil (CEI) e setores como a Central de Alimentação (Cozinha Piloto) e o Almoxarifado da Educação.

São aproximadamente 700 câmeras em 44 pontos, permitindo a interação em tempo real. Além da vigilância patrimonial, o sistema permite o monitoramento de salas de aula, berçários, pátios e quadras de unidades escolares, garantindo mais segurança a professores, funcionários e alunos após o reinício das atividades presenciais.

Obras

Ainda durante 2020, a Secretaria Municipal da Educação concluiu a reforma no CEI “José Maria Porto” e iniciou a revitalização das escolas municipais “Alzira Pavão”, “Maria Teresa de Oliveira Picalho (Dondoca)”.

Também foi iniciada a manutenção na escola “Moacyr Parise” (Barra Grande) e executado reparos, pinturas e manutenção em outras unidades.

Além disso, o município deu início à construção de uma nova escola na Avenida Carlos Ramires, no Bairro Alto. A unidade terá capacidade para atender aproximadamente 700 alunos.