DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Curso gratuito vai abordar a modalidade paralímpica goalball

Atividade que acontece na terça, 20, é voltada para professores e alunos de Educação Física

Curso gratuito vai abordar a modalidade paralímpica goalball Créditos pela imagem: Divulgação

Avaré será palco na terça-feira, 20, do curso “Goalball: Teoria e Prática”. Voltada para professores e alunos de Educação Física, a atividade é gratuita e dará direito a certificado.

A organização é da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O curso tem início às 9 horas no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”. Já a parte prática será desenvolvida no Ginásio “Kim Negrão”.

A organização vai disponibilizar uma Van para o transporte dos participantes até o ginásio.

Modalidade paralímpica

O GoalBall é uma modalidade paralímpica desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. O esporte se baseia na percepção tátil e auditiva.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.

Palestrantes

O curso será ministrado por professoras ligadas ao time Goalball Bauru, que completou dez anos este ano.

Com doutorado na área, Marli Nabeiro e Adeline Gabriela Toloi são responsáveis pela manutenção da equipe. Já Adeline Borini Gargioni e Maria Silva são técnicas do time bauruense.

A programação inclui apresentação sobre o goalball, vivência prática com professores e participantes, partida e roda de conversa com atletas para reflexão sobre a experiência.