DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Curso de Libras entrega certificado de conclusão a participantes

Formação ministrada gratuitamente pela SEDPD capacitou 21 pessoas; pasta vai abrir novas turmas em 2024

Curso de Libras entrega certificado de conclusão a participantes Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPD) concluiu o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ministrado gratuitamente em Avaré.

A formação que durou um semestre capacitou 21 munícipes, incluindo familiares de pessoas com surdez, servidores municipais, funcionários de empresas que realizam atendimento ao público e professores, entre outros interessados.

O objetivo é promover a inclusão da pessoa com surdez e deficiência auditiva. “Os alunos que receberam o certificado na sexta-feira, 8, já demonstram interesse em continuar”, afirma a SEDPD.

Novas turmas

A pasta vai abrir 40 vagas em 2024, sendo 20 para nível iniciante e outras 20 para o intermediário.

A SEDPD aguarda o procedimento licitatório para comunicar os detalhes. A SEDPD fica na Rua Amazonas, nº 1319. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3732-8844.

Saiba mais

Reconhecida como língua oficial do país desde 2002, a Libras é utilizada por milhões de brasileiros e desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de direitos.

Tem ainda um papel crucial na educação inclusiva, permitindo que estudantes surdos tenham acesso à educação, em igualdade de condições com os demais alunos.

Além disso, a Libras contribui para a valorização da identidade e da cultura surda. “Ao reconhecer e promover a língua de sinais, estamos valorizando a diversidade linguística e cultural do país, ampliando a compreensão e o respeito às diferenças”, conclui a pasta.