RETROSPECTIVA

Cultura comemora retomada das atividades presenciais

Pasta promoveu primeiros eventos após restrições impostas pela pandemia do coronavírus

Cultura comemora retomada das atividades presenciais Créditos pela imagem: Divulgação

Depois de quase dois anos sem eventos por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Cultura reiniciou as atividades presenciais em conformidade com as regras determinadas pelas autoridades sanitárias.

A retomada aconteceu em 17 de outubro com o espetáculo Vozes Femininas Avareenses. A apresentação musical no Cristo Redentor encerrou a carreata em alusão ao Outubro Rosa que a pasta havia promovido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (Abova).

Mas a grande atração do ano aconteceu em novembro. Organizado pela Cultura com recursos da Lei Aldir Blanc, o Vacina Cultural contou com a apresentação de mais 160 artistas de Avaré.

Com música, dança, teatro, circo, exposições, workshops e contação de histórias, a programação gratuita foi distribuída entre o Centro Cultural, Concha Acústica, Parque Fernando Cruz Pimentel (Emapa), Horto Florestal e o Largo São João.

“Além de mostrar todo o potencial artístico da cidade, o Vacina Cultural marcou a retomada dos eventos promovidos pela pasta”, comemorou a Cultura em balanço divulgado na época.

Protocolos sanitários permaneceram obrigatórios durante os quatro dias de eventos.

A preparação para o Vacina Cultural contou com um intenso trabalho realizado pela pasta nos meses anteriores.

As etapas para a liberação do recurso federal incluíram reuniões com a classe artística, aprovação de projeto de lei e cadastramento de profissionais da área.

Outros eventos

Outro evento realizado em 2021 foi a Feira Avareense de Música Popular (Fampop), suspensa no ano anterior devido à crise sanitária.

Realizado por uma produtora de Avaré, o festival musical – um dos mais importantes do país – contou com o apoio da Cultura e foi integralmente transmitido pelo YouTube.

Avaré contou ainda com duas edições da Feira Popular do Livro realizadas no Largo São João. Com centenas de títulos a preços acessíveis, o evento apoiado pela pasta teve como proposta garantir o acesso de todos à leitura.

Do virtual para o presencial

Com a ampliação da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura retomou as aulas presenciais das Oficinas Culturais “José Reis Filho” e do Projeto Guri, parceria entre município e Governo Estadual, sempre observando os protocolos sanitários vigentes.

O ano de 2021 foi encerrado com uma série de atrações gratuitas para toda a família, incluindo a Cantata de Natal e a descida do Papai Noel na tirolesa, ambos realizados na praça do Santuário Nossa Senhora das Dores.

A grade natalina incluiu ainda teatro, presépio na Casa de Artes e Artesanato e música ambiente no Largo São João, entre outros eventos.