PATRIMÔNIO

Cultura busca parcerias para reocupar antiga estação

Prefeitura de Avaré obteve reintegração de posse do prédio histórico situado na Avenida Major Rangel

Cultura busca parcerias para reocupar antiga estação Créditos pela imagem: Divulgação

Após conseguir judicialmente a reintegração de posse da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana situada na Avenida Major Rangel, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré espera dar um novo destino ao prédio histórico.

A Secretaria Municipal da Cultura está propondo parcerias com instituições educacionais da cidade para que, em breve, a estação possa receber investimentos para sua restauração e passe a servir de espaço para atividades educativas e culturais.

A pasta também acionou o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) solicitando orientações para a devida proteção do imóvel contra novas invasões.

“Nossa intenção é reocupar logo o imóvel para recuperá-lo e assim resgatar a memória ferroviária. São necessárias obras imediatas de conservação e estamos pedindo o apoio da comunidade para evitar que o prédio seja novamente invadido, pois isso é crime federal”, dizem os dirigentes do setor.

Valor histórico

Tombado através da Resolução SC 23, de 15 de março de 2016, o prédio merece ser conservado, segundo o Condephaat, pois representa o “avanço da malha ferroviária pelo centro-oeste paulista, por ter sido deflagrador de novo momento econômico na região e porque o seu conjunto arquitetônico tem qualificado valor simbólico para a constituição da identidade sociocultural da comunidade”.

Inaugurada em 1895 e reformada em meados dos anos 1930, a velha estação funcionou até 1953. Depois abrigou a Escola Industrial e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Com a extinção da Fepasa, o prédio foi transferido em 1996 ao patrimônio da União e permaneceu abandonado por vários anos.