Cultura ampliou projetos populares para todas as idades

Principais eventos de 2017

Cultura ampliou projetos populares para todas as idades Créditos pela imagem: Divulgação

Com a meta de oferecer opções culturais para todas as faixas etárias da comunidade avareense, a Secretaria Municipal da Cultura desenvolveu ao longo de 2017 uma série de atividades, algumas em parceria com os governos do Estado e da União, bem como com a iniciativa privada.

Zumba se destaca entre as oficinas criadas
Aberta em maio, a Oficina de Dança oferece gratuitamente o ensino da Zumba para estimular a adoção de estilo de vida mais saudável. No mesmo local o público tem a opção para se matricular nas oficinas de Dança de Salão e também de Modelo, Manequim, Moda e Comportamento.

Arraiá Cultural
Na noite de 14 de junho houve o 1º Arraiá no Centro Cultural Esther Pires Novaes. Inédito, o evento promoveu a confraternização de grupos artísticos e das oficinais culturais numa autêntica festa junina.

Flashback Cultural
Quem curte os balanços sonoros e as danças marcantes dos anos 1970 ao 1990 apreciou o “Flash Back Cultural” na noite de 11 de agosto, no Auditório Elias de Almeida Ward. Com entrada franca, o evento teve decoração e iluminação de época.

Circuito de Mostras
Paralelamente a Secretaria da Cultura promoveu, em 2017, mostras simultâneas sobre temas diversos em diferentes pontos, como o Paço Municipal, o Centro Cultural Esther Pires Novaes, o Museu Histórico Anita Ferreira De Maria e o Poupatempo.

EVENTOS TRADICIONAIS

Parceiros ajudaram na organização da Fampop
Além de retomar a credibilidade do festival, a comissão organizadora da 35ª Fampop obteve apoios que resultaram numa economia estimada em R$ 80 mil em meio à crise financeira. Com bons parceiros gastos foram evitados na divulgação da feira de música e na sua infraestrutura. Assim a Fampop voltou a atrair grandes públicos, como no espetáculo da banda Jota Quest, em setembro.

Arraiá do Nhô Musa
Promovido no começo de julho, na praça da Concha Acústica, a tradicional festa popular novamente integrou escolas e entidades assistenciais, as quais se uniram para relembrar as celebrações caipiras.

Semana do Folclore
Promovida na última semana de agosto, no Centro Cultural da CAIC, o evento atraiu alunos de escolas públicas e privadas, os quais tomaram parte de atividades culturais que resgatam aspectos do folclore brasileiro.

Projeto Guri
Em 2017 o Guri ofereceu 362 vagas para os cursos de clarinete, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Para 2018 serão disponibilizadas 400 vagas aos estudantes avareenses.

Circuito Sesc Paulista
Em 14 de maio, o Circuito Sesc de Artes trouxe para Avaré diferentes ações de música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura, no Centro Cultural Esther Pires Novaes.

Teatro de Tábuas
A peça musical “Amor, Mar e Fúria” apresentada no dia 20 de maio, na Concha Acústica, teve como palco uma carreta de 15 metros de comprimento por 12 metros de altura. Realizado pela companhia Teatro de Tábuas, o espetáculo teve o patrocínio da Rio Paranapanema Energia, subsidiária do Grupo CTG no Brasil.

Capoeira Cultural
Em parceria com a Escola Abadá Capoeira, o projeto Capoeira Cultural se volta ao ensino gratuito da prática dessa mistura de arte marcial, esporte, cultura popular e música.

REALIZAÇÕES

Internet gratuita e nova aparelhagem de sonorização para o Centro Cultural
Em parceria com empresas do ramo, a Secretaria da Cultura fechou acordo em novembro para garantir aos usuários do Centro Cultural Esther Pires Novaes o acesso grátis. Para o local, a Prefeitura investiu na aparelhagem de sonorização e projeção, que inclui mesa de som de 16 canais, projetores de 3.300 lumens, duas caixas médios ativos e duas de retornos ativos, dois subs graves ativos, 5 microfones, 5 pedestais, dois direct box e cabeamentos em geral.

Novos sanitários da CAIC
Desde agosto estão funcionando os sanitários adaptados num dos prédios instalados no centro do bosque da CAIC. Primeiros na cidade com acessibilidade garantida para portadores de deficiência, ficam abertos das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, para atendimento dos frequentadores da área.

Geladeirotecas estimulam a leitura
Para estimular a leitura em espaços públicos, a equipe da Biblioteca Municipal usou geladeiras desativadas que, voluntariamente decoradas por artistas plásticos, foram postas à disposição da comunidade como porta-livros. Duas Geladeirotecas já estão disponibilizadas: uma no Centro de Saúde I e outra no Poupatempo, oferecendo a todos o acesso a bons livros.

Incentivo ao Coral Municipal
Com suporte da Prefeitura, o Coral Municipal de Avaré ganhou mais integrantes e passou a fazer apresentações em cidades da região, como as realizadas em Cerqueira César e Itaí. Os coristas também prestigiam os eventos e projetos locais, tendo animado as comemorações natalinas em praça pública.