NOTA

Criança picada por escorpião em Arandu não passou pelo Pronto Socorro de Avaré

Saúde esclarece

Criança picada por escorpião em Arandu não passou pelo Pronto Socorro de Avaré Créditos pela imagem: Ilustrativa

A Secretaria da Saúde da Estância Turística de Avaré informa que a criança que teria sido picada por um escorpião no último final de semana em Arandu, não passou por atendimento no Pronto Socorro de Avaré.

A informação divulgada em rede social ( equivocadamente ) por um vereador de Avaré e replicada por um jornal eletrônico, sem que ambos fizessem a mínima apuração, não procede. Não há qualquer registro de atendimento do tipo realizado na unidade de emergência.

A Secretaria da Saúde de Avaré esclarece:

1- O incidente envolvendo a criança ocorreu em Arandu ;

2- Inicialmente, a criança teria sido levada ao “PS” de Arandu;

3- O segundo atendimento teria sido feito no PAC (Pronto Atendimento a Convênios e Particulares), que funciona junto a Santa Casa de Misericórdia de Avaré;

4- O segundo atendimento teria sido feito pela operadora Unimed;

5- A decisão de levar a criança para Botucatu foi da mãe. Na Unesp, a criança recebeu a aplicação de soro fisiológico e não antiescopiônico como divulgado; (SIC)

6- A Secretaria da Saúde de Avaré mantém estoque regular do soro antiescorpinônico que, por questão de logística, fica armazenado na Santa Casa de Avaré a disposição do Pronto Socorro Municipal e da própria Santa Casa.

Esperamos que, com as informações prestadas, seja restabelecida a verdade dos fatos.