SOCIAL

Cerca de 15 mil famílias são acompanhadas pelas quatro unidades existentes em Avaré

CRAS: conheça o trabalho do órgão que é a porta de entrada para a Assistência Social Créditos pela imagem: Divulgação

Porta de entrada da Assistência Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública de proteção social básica do Sistema Único da Assistência Social.

Seu objetivo é prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O órgão atua por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que desenvolve um trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das mesmas, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.

O trabalho social do PAIF também utiliza ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.

Ações

Embora o trabalho permanente seja pouco conhecido do grande público, os quatro CRAS de Avaré atendem hoje aproximadamente 15 mil famílias.

Em fase de implantação pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), o CRAS V vai atender os bairros Jardim Tropical, Jardim Paraíso e Mário Emílio Bannwart.

Entre as ações realizadas estão a acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação e encaminhamentos, grupos de famílias, acompanhamento familiar, atividades comunitárias, campanhas socioeducativas, informação, comunicação e defesa de direitos, promoção ao acesso à documentação pessoal, mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, mobilização para a cidadania, conhecimento do território, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e/ou prontuários, notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social e a busca ativa.

Formas de acesso

O acesso aos CRAS se dá por procura espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial e das demais políticas públicas.

O primeiro passo é a realização de prontuário no CRAS. Posteriormente é agendado o Cadastro Único, que permite o acesso aos benefícios e programas sociais.

Em seguida, o usuário recebe apoio para resolver dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos, além de acesso a serviços, benefícios e projetos da Assistência Social (Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio-alimentação, Auxílio-aluguel, Renda Mínima e etc).

A equipe técnica do CRAS promove visitas, acolhe a demanda do usuário, articula com outras políticas e encaminha quando necessário para outros serviços.

Serviço

O CRAS I Brabância fica na Rua Suzana Garcia Ferreira, nº 399, Vila Operária. Contato: (14) 3732-1938 e (14) 98204 0791.

Já o CRAS II Bonsucesso fica na Rua Maneco Dionísio, nº 318, Vila Martins II. O telefone é o (14) 3731-2034.

Localizado no bairro Vera Cruz, o CRAS III fica na Rua Manoel dos Santos Calado, nº 311. Contato pelo (14) 3733-5225.

O CRAS IV, por sua vez, está localizado na Rua Júlio Batista, nº 41, Jardim Presidencial. O telefone é o (14) 3732-4200.

Já o Serviço de Atendimento e Encaminhamento (área central e represa) fica na Rua Rio Grande do Sul, nº 2039, no centro de Avaré.