Concluída a formação de professores municipais

Por meio do PNAIC

Concluída a formação de professores municipais Créditos pela imagem: Ilustrativa

No último dia 19 de março, a Secretaria Municipal deu início ao projeto de formação de professores, em sintonia com o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O PNAIC é aplicado na “Hora de trabalho Pedagógico Coletivo” (HTPC), tempo estabelecido pelas escolas das redes municipal e estadual de ensino, com o intuito de reunir professores e coordenadores para a discussão, análise e proposição de soluções que possam atender as necessidades educacionais. O momento contou coma participação de todos os professores da Educação Infantil e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental do município.

Encontro

No total foram dez encontros, período em que os educadores debateram vários temas como a importância da ludicidade na educação infantil, Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiência segundo a Base Comum Curricular (BNCC), os eixos estruturadores da Língua Portuguesa e da Matemática, as habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos, e por fim, a análise do resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.

“Foram momentos de muitas reflexões sobre a prática de sala de aula e trocas de experiências entre os professores, reforçando a crença da Secretaria Municipal de Educação na importância da formação continuada”, avaliaram os participantes.

Propósito

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) apoia todos os professores do ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa, a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC às redes que aderirem ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e desenvolverem as ações desse Pacto.

O PNAIC está de acordo com a “Meta 5” do Plano Nacional Educação (PNE), que tem como propósito “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental.”