CULTURA

Além da exibição de curtas, edição traz palestra com crítico de cinema da Folha de São Paulo

Com concorrentes de todo o país, 10º Encontro Cinematográfico tem início na terça Créditos pela imagem: Ilustrativa

Começa na terça-feira, 10, o 10º Encontro Cinematográfico de Avaré (Encina). O evento segue até quinta-feira, 12, sempre a partir das 19h30, no Auditório “Elias de Almeida Ward”, no Centro Cultural “Esther Pires Novaes”.

A entrada é franca. Cerca de 80 filmes vindos de todo o país concorrem em quatro categorias: curta-metragem nacional, curta-metragem do Centro-Oeste Paulista, curta-metragem de animação e curta-metragem avareense.

Participam obras produzidas por amadores e profissionais do audiovisual, muitos deles já premiados em festivais do gênero, informa a organização.

Os três finalistas de cada modalidade serão exibidos nos dois primeiros dias de evento. Já na quinta, 12, o público vai poder conferir os vencedores do Encina, que serão premiados com troféus produzidos pelo artista plástico Márcio Eustáquio, o Chicão. Não haverá premiação em dinheiro.

Palestra

Outra atração no encerramento é a palestra com o crítico de cinema Cássio Starling Carlos, colaborador da Folha de S. Paulo.

Cássio vai falar sobre adaptações literárias, partindo do Cinema Novo e sua afinidade com autores modernistas, chegando ao exemplo recente de “A Vida Invisível”.

O 10º Encina é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o cineasta Waldir Bronson. O Centro Cultural “Esther Pires Novaes” fica na Rua Ceará, nº 1507.