Circuito Sesc de Artes volta a Avaré

Diversas atrações

Circuito Sesc de Artes volta a Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

No próximo domingo, 8 de abril, o Sesc São Paulo realiza novamente o Circuito Sesc de Artes em Avaré, evento que tem o apoio da Prefeitura de Avaré, através da Secretaria Municipal da Cultura.

Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a décima edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos em mais de cem localidades do interior, do litoral e da Grande São Paulo.

Em Avaré, a programação acontecerá das 16h às 21h30, no Largo São João. “As apresentações são realizadas em praças e ruas, pois a proposta é ocupar espaços públicos, ampliar as possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis”, explicam os organizadores.

Circo

Grande Circo
Circo Puntino (ITA)

Gregório é o galã e Katyusha é a estrela neste espetáculo italiano com toques poéticos e cômicos. Os artistas usam a roda alemã e a girafa, um tipo de monociclo, em números de dança acrobacias, malabarismo, manipulações e equilibrismo. O Circo Puntino foi criado em 2010 com base nas escolas europeias tradicionais, com um olhar contemporâneo para o circo de rua e o circo-teatro.

Dança

Arrastão
Cia. Etra de Dança Contemporânea (SP)

A partir de um trabalho de pesquisa sobre o corpo, seus fluxos de movimento individuais e coletivos, sob o comando de Edvan Monteiro, o grupo paulista apresenta essa intervenção interativa em que as ações dos bailarinos ocupam todo o espaço com liberdade. Mesmo quando se agrupam, se repelem, se empurram ou se arrastam, os corpos não deixam de demonstrar sua resistência e sua individualidade.

Six Rockstrings (SP)

Seis músicos profissionais eruditos se uniram em nome do rock’n’roll e formaram uma banda com dois violinos, duas violas e dois violoncelos. Juntos desde 2012, o sexteto de cordas vem pesquisando sonoridades e desenvolve efeitos musicais como uma banda de rock de instrumentos tradicionais. No repertório, estão músicas de Deep Purple, Led Zeppelin, Nirvana e AC/DC.

Cinema

CinePiano
Tony Berchmans (SP)

Como acontecia no início do século XX, o compositor e pianista Tony Berchmans acompanha a exibição de clássicos do cinema mudo enquanto executa a trilha musical. Porém em “CinePiano”, ao invés das músicas originais, ele improvisa ao vivo, com temas de sua autoria, trechos de música clássica ou folclórica, sempre em sincronia com os filmes e criando um novo jeito para ajudar a narrar cada história.

Literatura

Poemas Passageiros
Zebra5

Palavras em grandes proporções são dispostas no chão para compor textos poéticos. Neste jogo- poema, o público é convidado a rearranjar as palavras da forma que quiser, para desconstruir os textos originais e, em seguida, exercitar sua criatividade para formar seus novos poemas.

Programação do Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Literatura
Palavra + Imagem
Cia. Alcina da Palavra (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema

Curtas de Animação da Pixar
Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Artes visuais

Arte de Rua em Lambe-lambe
Discordia, Roni Evangeli e Alberto Pereira (SP)

Os artistas Pedro Caboatan, Roni Evangelista e Alberto Pereira vão apresentar o universo do lambe-lambe, uma técnica de arte de rua que utiliza o papel colado em muros, postes e outros locais como sua principal expressão. Os participantes da atividade são convidados a conhecer e produzir três técnicas distintas, com lambe-lambe feito à mão, com estêncil e de forma digital.