Centro pedagógico trabalha pela inclusão de crianças com deficiência

Órgão disponibiliza profissional com formação em Língua Brasileira de Sinais

Centro pedagógico trabalha pela inclusão de crianças com deficiência Créditos pela imagem: Ilustrativa

Criado oficialmente em fevereiro deste ano, o Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão que administra os processos inclusivos de crianças com deficiência em toda a rede municipal de ensino, já comemora a primeira vitória: a disponibilização de profissional com formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a 100% dos alunos com deficiência auditiva ou surdez matriculados na rede municipal de Educação.

Para a Secretaria Municipal da Educação, a “conquista significa muito para a educação não somente de Avaré mas de toda a região, pois deixa muito claro o norte a ser seguido na promoção de uma escola que seja, verdadeiramente, para todos”.

“A presença desse suporte para mediação da comunicação entre criança e escola é parte de um sonho que não pertence somente aos profissionais da Educação, às crianças surdas ou com deficiência auditiva, mas em especial a suas famílias e mesmo a toda comunidade avareense, que passa a ser ainda mais reconhecida como a cidade que é: acolhedora”, continua a pasta.

Em diálogo com o diretor do CPAEE, Luis Henrique da Silva, que é doutor em Educação Especial, o objetivo foi rapidamente alcançado após processo de coleta de dados das matrículas em toda a rede municipal, seguido de reunião presencial com cada família para a melhor compreensão das potencialidades e necessidades de cada criança, informa a Secretaria Municipal de Educação.

“Apesar de ser somente o primeiro passo, não podemos negar o quão profundo e significativo ele é, já que marca claramente o intenso processo de reestruturação em andamento na Educação Especial do município, que precisa ter como foco a sua verdadeira missão: ser um verdadeiro suporte para que todos, independentemente de presença ou ausência de uma pretensa deficiência, tenham acesso a uma educação de qualidade”, ressalta o gestor.

O CPAEE funciona no prédio da EMEB Victor Lamparelli, localizada no Bairro Alto, e nasceu para profissionalizar ainda mais o atendimento das crianças que compõem o público-alvo da Educação Especial na rede municipal de ensino.

O órgão pretende definir até o final do ano a instalação dos dois principais nortes que delinearão suas ações junto às áreas da Deficiência Auditiva e Transtorno do Espectro Autista: o Protocolo ABA-Applied Behavior Analysis e o Ensino de Libras - Língua Brasileira de Sinais.