RETROSPECTIVA

Casa de Acolhimento ampliou proteção a crianças e adolescentes

Moderno e amplo, equipamento inaugurado em 2023 é uma parceria entre Prefeitura de Avaré e Poder Judiciário

Casa de Acolhimento ampliou proteção a crianças e adolescentes Créditos pela imagem: Divulgação

Um importante passo em relação à proteção dos mais vulneráveis e ao cumprimento de medidas protetivas determinadas pela Justiça foi registrado em 2023.

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré inaugurou em maio a nova sede do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.

O novo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) acolhe crianças e adolescentes do município vítimas de violação de direitos que configurem abandono, negligência ou violência.

Parceria com o Poder Judiciário, a Casa de Acolhimento Municipal substituiu a Casa Transitória e a Casa Abrigo Masculina.

O moderno prédio conta com dormitório masculino e feminino, sanitários acessíveis, salas de administração e coordenação, ambientes de estudo, refeitório, pátio e áreas de recreação, entre outros ambientes.

“Faça Bonito”
Além da inauguração do importante equipamento social, o mês de maio também foi marcado pela realização da campanha “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças”.

Palestras foram realizadas pela SEMADS em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Educandário Santa Maria e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em instituições educacionais do município, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), instituições religiosas e organizações da sociedade civil.

A iniciativa incluiu panfletagem e divulgação em outdoor tendo como foco a conscientização da população em denunciar qualquer crime cometido contra crianças e adolescentes.

Além de mobilizar a sociedade avareense para o combate à violência sexual, a proposta foi explicar a crianças e adolescentes de forma lúdica como denunciar o agressor.

Outra importante iniciativa de 2023 foi Projeto “Fortalecendo Laços na Primeira Infância” realizado em escolas municipais e em todos os CRAS, parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), o projeto da SEMADS tem como meta a promoção de ações que favoreçam o fortalecimento de vínculos afetivos de famílias e dos serviços que atuam diretamente no cuidado, na proteção e na educação de crianças de 0 a 6 anos.

CRAS Central
A SEMADS inaugurou em outubro o CRAS Central localizado na Rua Mato Grosso, n° 988, departamento reordenado para atender à população da zona rural e região central, garantindo maior acesso aos serviços ofertados pela Proteção Social Básica.

Ainda em junho foi realizada a 13ª Conferência Municipal de Assistencial Social, que reuniu aproximadamente 120 pessoas no auditório da Câmara Municipal.

Repasse a entidades
Outra importante ação da SEMADS em 2023 foi a renovação da parceria com diversas entidades socioassistenciais de Avaré.

O acordo permitiu o repasse de recursos do município a essas instituições, dando continuidade ao atendimento de aproximadamente mil pessoas, incluindo idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. O montante estabelecido para o ano superou R$ 4 milhões.

CCI
Já o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Vereador Evaristo Garcia Pereira” desenvolveu diversas atividades voltadas à socialização de seu público-alvo.

Foram realizadas oficina de culinária, festa junina, palestra sobre alimentação saudável e almoço de confraternização de final de ano, entre outras iniciativas.

Outras ações
Equipamentos ligados à SEMADS como o Centro Dia do Idoso (CDI) “Luiz De Paschoal”, CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) deram continuidade ao atendimento de munícipes e ao acompanhamento de famílias no decorrer do ano.

A SEMADS também intensificou o trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua por meio da Casa de Passagem, sobretudo no inverno.

Além disso, moradores de rua e população vulnerável de Avaré foram foco de ação realizada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde.

O objetivo da busca ativa realizada em setembro foi rastrear pessoas com sintomas respiratórios para o diagnóstico precoce de tuberculose pulmonar.