RETROSPECTIVA

Capacitação e apoio a produtores rurais foram foco da Agricultura

Outro destaque de 2023 foi criação de setor da Polícia Civil especializado no combate a maus-tratos a animais

Capacitação e apoio a produtores rurais foram foco da Agricultura Créditos pela imagem: Divulgação

O ano da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento foi marcado por avanços no campo da tecnologia, negócios e capacitação.

Avaré recebeu em abril o Circuito de Negócios Agro do Banco do Brasil, instituição financeira que é a maior parceira do agronegócio brasileiro.

Produtores rurais foram atendidos na carreta itinerante que esteve por dois dias no Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel”.

Além de oportunidade de negócios, eles receberam orientação de agrônomos e de empresas de pesquisa e de assistência técnica.

Outro destaque de 2023 foi a criação do Setor de Proteção Animal (SEPA) da Delegacia Seccional de Avaré, que coíbe e investiga maus-tratos a animais.

O órgão da Polícia Civil passou a auxiliar a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento no atendimento de ocorrências relacionadas a esse crime.

Adquirido pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré em 2022, o Castramóvel disponibilizou gratuitamente cirurgias para esterilização de cães e gatos em vários pontos da cidade. Novas edições estão previstas para 2024.

Auxílio a produtores

A pasta também está auxiliando produtores de Avaré na adesão ao Programa Rota Rurais. A iniciativa estadual utiliza tecnologia avançada para sanar um problema comum no meio rural: a falta de endereço oficial. O objetivo é garantir mais segurança no campo.

Outra importante ação foi mais um treinamento sobre operação corta-fogo. Parceria com o Corpo de Bombeiros de Avaré, a capacitação gratuita reuniu proprietários rurais, funcionários de sítios de fazendas e Defesa Civil.

A Agricultura ainda deu apoio para a realização do curso gratuito de doma racional disponibilizado pelo Sindicato Rural de Avaré, SENAR e FAESP.

Mais renda

Já agricultores familiares que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) iniciaram a entrega de produtos à Prefeitura de Avaré.

Criado por lei federal, o PPA permite que o município adquira itens diretamente de agricultores familiares cadastrados junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Os participantes contam com suporte da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para a adequação ao programa.

Os produtos são colocados em cestas encaminhadas para a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), que por sua vez distribui os mantimentos a famílias em situação de risco alimentar mediante critérios técnicos.

EMAPA

Graças ao apoio da pasta, Avaré foi novamente palco do Fórum Internacional de Grãos Orgânicos. A capacitação da Raiar Orgânicos foi realizada durante a 53ª Exposição Municipal Agropecuária e Industrial de Avaré (EMAPA).

Outros eventos paralelos da tradicional feira tiveram apoio da Agricultura, responsável pela exposição de animais durante a festa no Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel”.

Isso inclui o julgamento de raças e a realização do torneio leiteiro, que cresce a cada ano. A edição 2023 foi válida pelo ranking estadual.