Capacitação discute elaboração de projeto pedagógico

Gestores de escolas municipais e particulares participam da formação ministrada pela Educação

Capacitação discute elaboração de projeto pedagógico Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação está capacitando gestores de escolas municipais e particulares de Educação Infantil para a elaboração ou revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP).

O PPP é um instrumento coletivo que deve conter todo o planejamento do ano letivo de uma instituição de ensino, com apresentação de metodologia de aulas, metas e ações para cada bimestre ou semestre.

Os trabalhos vão até o segundo semestre. “Esse processo é amplo e, muitas vezes, tem a participação da comunidade escolar em sua elaboração”, afirma a Educação.

A partir do planejamento, os gestores organizam o calendário de aulas de forma mais eficiente.

Além do aspecto pedagógico, o PPP funciona como uma ferramenta para assuntos burocráticos e logísticos da escola.

É possível, por exemplo, verificar a formação dos educadores, a quantidade de estudantes por turma e quais são os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades.

Participação

O projeto político pedagógico é ainda uma oportunidade para o envolvimento e a participação dos pais nos assuntos escolares.

“A gestão precisa estar aberta e estudar a viabilidade das sugestões e propostas apresentadas pelas famílias e pelos alunos, estimulando o compromisso social e o desenvolvimento da cidadania”, conclui a Educação.