RETROSPECTIVA

Campanhas de conscientização marcam ano da Assistência Social

Pasta também promoveu ações diárias junto a pessoas em situação de rua

Campanhas de conscientização marcam ano da Assistência Social Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) promoveu eventos alusivos a campanhas nacionais e internacionais e realizou diversas capacitações em 2022, entre outras ações.

Celebrado em maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi marcado por uma série de atividades.

Com o lema “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a programação contou com caminhada e apresentações de escolas e entidades, reunindo centenas de pessoas na Concha Acústica.

A pasta também realizou atividades em alusão ao Dia Internacional do Idoso. O público-alvo foi a população assistida pelos serviços socioassistenciais como o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Vereador Evaristo Garcia Pereira”, que iniciou as atividades neste ano, e o Centro Dia do Idoso (CDI) “Luiz De Paschoal”, que retomou os trabalhos em março após o período de restrição imposto pela crise sanitária.

Parceria com o SEBRAE, o Programa de Inclusão Produtiva capacitou 49 mulheres em Avaré. A iniciativa intitulada Mil Mulheres contemplou ensinamentos sobre empreendedorismo, gestão e soft skills.

Já gestantes em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) receberam kits-natalidade mediante critérios técnicos.

A SEMADS também executou o atendimento e o acompanhamento de famílias assistidas pelos CRAS por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

Houve ainda a retomada das atividades socioeducativas para famílias até então suspensas por conta da pandemia.

Além disso, cerca de 40 pessoas foram atendidas em setembro pelo Projeto DPU para Todos. A iniciativa da Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com o município foi realizada nos CRAS I e II.

Cesta básicas e cestas de Natal foram entregues à população por meio de parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

O benefício é concedido mediante critérios técnicos e avaliação de profissionais do setor.

Temas relevantes

Temas importantes para a sociedade foram discutidos neste ano pela SEMADS. Um dos exemplos é o 1º Encontro de Combate à Violência Contra a Mulher que integrou a programação da Campanha Agosto Lilás e reuniu profissionais da Polícia Civil, Defensoria Pública e Assistência Social.

Já uma capacitação voltada para profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social, integrantes de conselhos municipais e da Segurança Pública abordou o procedimento da Escuta Especializada.

Parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a iniciativa teve como propósito a discussão sobre o atendimento adequado de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Um importe projeto implementado neste ano foi o “Fortalecendo Laços na Primeira Infância”.

Financiado pelo CMDCA, através de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), a ação trabalha o fortalecimento dos vínculos afetivos das famílias e dos serviços que atuam diretamente no cuidado, na proteção e na educação das crianças de 0 a 6 anos.

A SEMADS formalizou ainda com a Fundação CASA um acordo de cooperação para a implantação do Programa de Pós-Medidas.

A política pública pretende ser uma ponte entre jovens do município egressos da internação e o mercado de trabalho, a fim de evitar a reincidência em atos infracionais.

Ações diárias

A pasta desenvolve ainda ações diárias junto a pessoas em situação de rua. A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) monitoram esse público-alvo, oferecendo os serviços disponíveis no município.

A Casa de Passagem, por exemplo, disponibiliza refeições, banho, alojamento individual e apoio técnico com assistente social e psicólogo, entre outros serviços. A adesão, contudo, é voluntária, lembra a SEMADS.