“Bate-papo de cinema” exibe documentário sobre Museu da Imagem e do Som

Filme sobre origem da instituição cultural será exibido virtualmente neste sábado, 30, às 20 horas

“Bate-papo de cinema” exibe documentário sobre Museu da Imagem e do Som Créditos pela imagem: Divulgação

A edição do “Pontos MIS – Bate-papo de Cinema” que acontece no sábado, 30 de maio, traz uma atração pra lá de especial.

Trata-se do curta experimental “Nasce o MIS”, filme de Eduardo Leone produzido em 1970 por ocasião da inauguração do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Com início às 20 horas, a sessão virtual faz parte das comemorações dos 50 anos da instituição cultural.

Após a exibição do filme, que será veiculado no canal do museu no YouTube, acontece um bate-papo com Patricia Lira, supervisora da área de acervo do MIS de São Paulo, o cineasta e professor de cinema André Fratti e Valquíria Prates, curadora e pesquisadora.

Parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, a atividade é gratuita. O link é o https://is.gd/5hqx5u. Confira a programação completa no www.mis-sp.org.br.

Sinopse

O filme reflete sobre a criação do MIS em paralelo à transformação da cidade de São Paulo nos anos 1970 e aos avanços tecnológicos de suporte de imagem e som.

A partir de um olhar experimental, o curta documenta as perspectivas de uma instituição que nasceu com a missão de salvaguardar a memória do Estado de São Paulo, levando em consideração a efervescência cultural da época e a contracultura.

Participaram da realização do curta alunos da recém-fundada faculdade de cinema da Universidade de São Paulo como o próprio Leone, Ismail Xavier (montagem) e Marília Franco (assistente de direção).

A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS. A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa diante da pandemia do coronavírus.