Avaré recebe mais cinco câmeras integradas ao Detecta

Sistema faz reconhecimento de placas de veículos

Avaré recebe mais cinco câmeras integradas ao Detecta Créditos pela imagem: Divulgação

Mais locais de Avaré estão sendo monitorados pelas câmeras inteligentes que fazem o reconhecimento de placas de veículos.

Cinco delas foram instaladas recentemente pela Service Security, a serviço da Prefeitura, em pontos estratégicos. Agora são sete equipamentos em atividade no município.

As câmeras inteligentes são integradas ao Sistema Detecta, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Com isso, é possível consultar os dados e verificar se o veículo é furtado, roubado ou se o proprietário tem pendências com a Justiça.

Caso haja alguma irregularidade, um alerta é emitido diretamente para a Polícia Militar. “O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente que auxilia no combate à criminalidade, em ações como a interceptação de veículos, apreensão de armas de fogo ilegais e prisão de procurados pela Justiça. As câmeras posicionadas em locais estratégicos são de extrema importância para a prevenção de delitos, a recuperação de veículos roubados ou furtados e a prisão de infratores”, explica o capitão Murilo Daniel da Silva, comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Avaré.

Além do Detecta, as câmeras de Avaré também estão conveniadas ao Alerta Brasil, tecnologia de monitoramento de rodovias utilizada pela Polícia Rodoviária Federal.

Outras câmeras
O sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Avaré está atualmente em 78 locais, incluindo escolas, creches, prédios das secretarias da Saúde, Cultura e Assistência Social, além de trechos das principais ruas e avenidas. Ao todo, são 1081 câmeras em funcionamento 24 horas por dia.