SUSTENTABILIDADE

Avaré ganha novo piloto de Floresta Urbana

Meio Ambiente enfatiza importância da arborização para a qualidade de vida

Avaré ganha novo piloto de Floresta Urbana Créditos pela imagem: Divulgação

A Estância Turística de Avaré ganhou mais um piloto de Floresta Urbana. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente destaca a importância da arborização para a qualidade de vida.

O novo ponto está localizado no loteamento Vila Suíça, situado próximo ao Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel (Emapa), ponto turístico que dá acesso ao centro do município.

“Prevista em lei, a Floresta Urbana representa um marco urbanístico com importante caráter social, político, econômico e arquitetônico. Além de melhorar a estética das vias públicas, ela suaviza a poluição química e sonora, reduz o calor, aumenta a disponibilidade e a qualidade da água, reduz a erosão nas encostas e, consequentemente, o assoreamento dos rios e traz qualidade de vida, já que as árvores melhoram a qualidade do ar, diminuindo o estresse urbano”, afirma o Meio Ambiente.

Um piloto semelhante já existe às margens da Avenida Vereador Paulo Lopes Ward. O programa utiliza exemplares de espécies nativas que não causam problemas estruturais durante seu desenvolvimento.

“O objetivo é incentivar a população sobre a importância da arborização urbana mais efetiva e planejada, amenizando, assim, os problemas ambientais decorrentes da deficiência de arborização em alguns setores do município”, ressalta a pasta.

A iniciativa atende à diretiva Piloto de Floresta Urbana do Programa Município Verde Azul, iniciativa estadual que promove políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.