RETROSPECTIVA

Avaré foi inserida no mapa do Ministério Turismo em 2022

Secretaria Municipal de Turismo encerrou ano com implantação de decoração natalina

Avaré foi inserida no mapa do Ministério Turismo em 2022 Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Turismo encerrou 2022 preparando Avaré para as festividades de final de ano.

Enfeites natalinos foram instalados em pontos estratégicos da cidade, como no pórtico da Avenida “Prefeito Paulo Novaes” e em ruas da região central.

A pasta também instalou duas árvores de Natal: uma na rotatória próxima ao Parque de Exposições “Fernando Cruz Pimentel” e outra no Largo do Mercado.

Durante 2022, o Turismo executou uma série de ações para incrementar o setor. Foram realizadas, por exemplo, exposições de artistas no Ponto de Informação Turística (PIT).

A Secretaria Municipal de Turismo também conseguiu incluir Avaré no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa), ligado ao Ministério do Turismo.

Além de reconhecer a vocação turística das cidades, o Mapa do Turismo é referência para políticas públicas e a destinação de recursos federais para obras de infraestrutura.

Após articulações da pasta, Avaré também deve fazer parte do Roteiro da Fé e Tradições Religiosas em discussão na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Além de ser um local religioso, o Santuário Nossa Senhora das Dores é considerado patrimônio cultural, histórico e arquitetônico da região, recebendo turistas durante todo o ano.

Também são destaque neste ano a instalação do letreiro “Eu Amo Avaré” no Balneário Costa Azul e a conquista de um píer de 62 metros com deck e mirante.

Mais ações

A pasta promoveu ainda a “Semana da Pesca” no lago ornamental “Bertha Bannwart”. Tradicional no município, a atividade aberta ao público integrou as comemorações dos 161 anos de Avaré.

Paralelamente, o setor deu apoio às feiras de artesanato e gastronomia realizadas no Camping Municipal e no Largo São João, bem como à tradicional procissão fluvial em louvor a Imaculada Conceição, padroeira do Costa Azul.

O encontro de carros antigos promovido no cartão-postal da estância pela Associação Avaré de Antigomobilismo (Aavant) também contou com o apoio da pasta.