Audiência Pública debateu os aspectos do Horto Florestal

Referente a municipalização

Audiência Pública debateu os aspectos do Horto Florestal Créditos pela imagem: Divulgação

Foi realizada na última quarta-feira, 28, a Audiência Pública para debater os aspectos técnicos, legais e científicos que envolvem a provável municipalização do Horto Florestal de Avaré. A sessão pública aconteceu no auditório da Associação Regional dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Avaré (AREA) e contou com a presença da direção do Instituto Florestal do Estado de São Paulo (IF), vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e que administra as unidades.

Dividida em 7 etapas, a audiência expôs ao público presente detalhes técnicos da área a ser municipalizada de cerca de 95 hectares e que engloba o conhecido lago do Horto, além das principais trilhas de caminhada e das sedes administrativas da entidade.

Dirigentes do IF esclareceram que a municipalização não impedirá que os experimentos científicos em curso na área sejam continuados. Da mesma forma, toda e qualquer intervenção na área terá que ser previamente autorizada pelo instituto.

A secretaria do Meio Ambiente complementará o trabalho que já vem sendo realizado pelas equipes do IF. A pasta conta com engenheiros agrônomos e uma bióloga dispostos a colaborar com a ampliação dos experimentos já em andamento. Para os responsáveis, há uma carência muito grande de funcionários e técnicos, o que faz com que o Instituto não possa explorar todo o potencial que a unidade oferece.

Já, a Secretaria Municipal de Turismo destacou a possibilidade de agregar as belezas do Horto Florestal a um novo roteiro turístico para a cidade. “O ecoturismo e o turismo ambiental estão sempre em alta e vamos abrir essa via de atração para a cidade de Avaré”, destacou os responsáveis pelo setor.

Como a área do Horto Florestal é também utilizada para pesquisa científica, o processo de cessão necessitou ser precedido de audiência aberta a pesquisadores e cientistas, conforme previsão do Artigo 272 da Constituição do Estado de São Paulo.