Atendimento a paciente seguiu rotina médica e administrativa, esclarece Saúde

Paciente teve alta a pedido e não aguardou laudo médico e decisão sobre tratamento

Atendimento a paciente seguiu rotina médica e administrativa, esclarece Saúde Créditos pela imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré informa que o atendimento prestado ao paciente A.T.C durante sua permanência nas dependências do Pronto Socorro Municipal (PSM) ocorreram dentro da rotina médica e administrativa que o caso necessitava.

O paciente deu entrada no PSM último domingo, 19, apresentando falta de ar e foi encaminhado para a sala de urgência respiratória, sendo submetido a exames de raio-X e tomografia. Em seguida, foi coletado material para o teste rápido para Covid-19 cujo resultado deu negativo

Diante das imagens captadas pela tomografia, a equipe médica do PSM optou por transferir o paciente da sala de urgência respiratória e encaminhá-lo para o setor de observação até que o laudo dos exames de imagem fosse finalizado e o caso seguisse o curso de rotina: alta médica com posterior avaliação ambulatorial ou internação na Santa Casa de Avaré para outros procedimentos.

Ressalte-se, contudo, que o paciente teve alta a pedido, ou seja, ele saiu do PS porque quis e não aguardou o laudo médico e a decisão sobre o prosseguimento do tratamento.

Conforme o próprio paciente reconhece, todos os atendimentos a ele prestados durante sua permanência no PSM ocorreram dentro da mais absoluta normalidade e profissionalismo que todo e qualquer paciente que necessite da unidade deve receber.

Quanto à alimentação (dieta) que, segundo o paciente, demorou a ser disponibilizada nos períodos da manhã e almoço, a Secretaria Municipal da Saúde vai comunicar o fato à direção da Santa Casa de Misericórdia de Avaré, responsável pelo serviço conforme contrato de terceirização firmando com a Prefeitura.

Quanto as eventuais intervenções abruptas reclamadas pelo paciente que teriam ocorrido por culpa de parte da equipe do PSM, a Secretaria da Saúde esclarece que, durante sua estadia no setor de observação, o paciente foi advertido várias vezes para não deixar o setor e que permanecesse em seu leito.

O paciente ignorou por diversas vezes a orientação e, ao deixar o leito novamente para fazer a gravação em vídeo que divulgou nas redes sociais, foi interpelado pela equipe de seguranças do Pronto Socorro para que observasse as ordens médicas e da enfermaria, sendo vedada qualquer tipo de gravação no interior da unidade sob o risco de expor indevidamente pacientes e profissionais.

A Secretaria Municipal da Saúde reitera seu compromisso de levar a toda a população um serviço de saúde de qualidade, prezando pela eficiência, mas esclarece que, para que esse compromisso avance, é preciso a colaboração dos próprios pacientes durante os procedimentos realizados nas unidades.