Avaré contra o coronavírus
SEMADS

Assistência Social desenvolve projeto focado na Primeira Infância

Financiada pelo CMDCA, iniciativa prevê oficinas e encontros com gestantes


Assistência Social desenvolve projeto focado na Primeira Infância Créditos pela imagem: Divulgação

O Projeto “Fortalecendo Laços na Primeira Infância” foi apresentado na sexta-feira, 19, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) II.

A iniciativa da Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) é coordenada pela assistente social Juliana Martins dos Santos.

O objetivo é promover ações que favoreçam o fortalecimento dos vínculos afetivos das famílias e dos serviços que atuam diretamente no cuidado, na proteção e na educação das crianças de 0 a 6 anos, contribuindo para a Promoção da Primeira Infância como estratégia de prevenção à violência.

A programação contou com palestra ministrada pela educadora parental Marisa Vilen. Participaram do encontro profissionais da rede socioassistencial, representantes da Educação, Conselho Tutelar, técnicos e representantes de entidades socioassistenciais, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e usuários dos serviços ofertados pela SEMADS.

Ações

As ações iniciadas em agosto incluem oficina sobre Disciplina Positiva para famílias atendidas pelos CRAS e para profissionais da rede e oficina de Habilidades Socioemocionais para crianças de 4 a 6 anos matriculadas nas unidades escolares Adalgisa de Almeida Ward, Fausto dos Santos Rodrigues, Jandira Pereira e Olga Girardi de Brito.

As oficinas de habilidades socioemocionais também serão ofertadas para as crianças que encontram-se no serviço acolhimento institucional, informa a organização.

Gestantes

Outra iniciativa é o “Gestando Vidas e Fortalecendo Laços” que será realizado mensalmente nos quatro CRAS de Avaré.

A proposta é trabalhar temas relacionados ao fortalecimento de vínculos, cuidados com a criança pequena e disciplina positiva, entre outros, como forma de contribuir para a Promoção da Primeira Infância.

As gestantes receberão auxílio-natalidade (enxoval para o bebê com itens de higiene) ao final dos seis encontros mensais.

Importância

Com previsão para ser desenvolvido durante um ano, o Projeto “Fortalecendo Laços na Primeira Infância” será financiado pelo CMDCA, através de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), e contará com ações integradas das secretariais municipais de Assistência Social e de Educação.

A Primeira Infância é o período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade. O conceito está registrado no Marco Legal da Primeira Infância, lei de 2016 que garante os direitos relacionados a essa etapa da vida.

Especialistas ressaltam que o período é fundamental para o desenvolvimento humano, motivo pelo qual ele deve receber atenção da sociedade, família e poder público.

REDAÇÃO | SECOM

REDAÇÃO | SECOM

Secretaria de Comunicação da Estância Turística de Avaré

Dengue

Newsletter


Assinar

Contato


Praça Juca Novaes, 1.169
Centro - CEP: 18705-900
Estância Turística de Avaré/SP
(14) 3711-2500

Atendimento


Faça uma solicitação de atendimento agora mesmo.
A Prefeitura está pronta para te ajudar.
Acessar