Arte Educação investe em capacitação para superar desafios contemporâneos

Fundamental na alfabetização de alunos, setor promoveu viagens e formação para profissionais

Arte Educação investe em capacitação para superar desafios contemporâneos Créditos pela imagem: Divulgação

Levar à sala de aula as novas concepções sobre arte no contexto pós-pandemia. Esse foi o desafio enfrentado em 2022 pela equipe de Arte Educação da Rede Municipal de Ensino.

Para tanto, o setor investiu em capacitação. Tendo como foco sua importância na alfabetização dos educandos, o setor coordenado pelo arte-educador Cristiano de Oliveira promoveu viagens para a capacitação cultural e formações internas entre profissionais.

No primeiro semestre, o grupo visitou a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa no ano em que se comemora o centenário da semana de Arte Moderna de 22, movimento cultural que foi definidor para a cultura brasileira.

Em junho foi a vez da visita imersiva em obras de Van Gogh e do contato com a exposição do renomado fotógrafo Sebastião Salgado sobre a Amazônia, tema muito relevante atualmente.

Já formação no segundo semestre foi voltada ao arte-educador em sala de aula. As equipes de Arte, Educação Física e Inglês promoveram quatro encontros onde foram discutidos os temas multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Resultados

O empenho dos profissionais da Arte Educação gerou resultados. Pelo segundo ano consecutivo, os educandos da Rede Municipal de Ensino venceram um projeto da Tintas Pig realizado entre escolas municipais e privadas.

“Cada arte-educador abrilhantou sua unidade com eventos artísticos e a participação em projetos educacionais”, destaca Cristiano.

“O ano letivo escolar de 2022 está chegando ao seu fim, mas cada integrante artístico-educacional segue com a intenção de sempre melhor mediar, formar e também aprender”, ressalta o coordenador.