RETROSPECTIVA

Apoio da Prefeitura garantiu abertura de novos empreendimentos em Avaré

CAPAL Cooperativa Agroindustrial anunciou investimento de R$ 100 milhões; outras empresas iniciaram atividade em 2023

Apoio da Prefeitura garantiu abertura de novos empreendimentos em Avaré Créditos pela imagem: Divulgação

A CAPAL Cooperativa Agroindustrial, uma das maiores empresas do país no ramo agropecuário, anunciou em 2023 a instalação de uma unidade em Avaré.

O investimento é de R$ 100 milhões. A filial será implantada na área de 160 mil metros quadrados adquirida pela entidade.

“Além de gerar centenas de empregos diretos e indiretos, a vinda da CAPAL vai movimentar a economia de Avaré com transporte e fornecedores”, afirmou a Prefeitura na ocasião.

Esse é mais um grande empreendimento que se instala em Avaré graças ao apoio recebido do município por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia. Em 2022, foi a vez do Tenda Atacado inaugurar uma loja na estância turística.

Já outras empresas iniciaram as atividades este ano. Instalada numa área cedida pelo município, a Ki-Kakau colocou em funcionamento a fábrica especializada na produção de biscoito.

Outros empreendimentos de portes variados abriram as portas neste ano, gerando renda e empregos em Avaré.

Mão de obra qualificada

A Secretaria de Indústria e Comércio manteve em 2023 a preocupação de garantir a qualificação dos trabalhadores de Avaré.

Capacitações, palestras e visitas técnicas em parceria com SEBRAE, SENAI e ACIA foram realizadas neste ano com esse propósito.

Destaque para os cursos gratuitos de informática, atuação em açougue, soldador, beleza, web designer, costura, costura industrial e montagem de vitrines, entre outros.

Paralelamente, a pasta vem trabalhando em projetos para o desenvolvimento do comércio e da indústria local, o que inclui a concessão de terrenos para novos empreendimentos.

Avaré também foi palco do encontro sobre o programa Jovem Aprendiz Paulista. Microempresas e empresas de pequeno porte foram o foco da reunião, cuja proposta era apresentar aos empreendedores o funcionamento e os benefícios da iniciativa estadual.

Já o CATE e o PAT continuaram o trabalho de gerenciar e informar à população sobre as vagas de empregos disponíveis na estância turística.